31 de agosto de 2025, domingo Atualizado em 31/08/2025 06:54:52
•
Uma breve história de vida de Isaac
Manuel Vílmaro Costa Pereira na sua dissertação de mestrado em Filosofia Medieval transcreve os manuscritos do “Itinerário à Casa Santa do padre frey António Soares da Albergaria”:
“[f.47] Capitolo V. Da discrição desta cidade Tripole de Siria, e como ardia em peste da qual nosso senhor livrou ho peregrino e das maõs de hum janiçero que ho quisera matar / E do aviso que lhe deu Isaac beiçudo judeu, natural de Viseu.
[...] Chegando a casa da comigo hum judeu natural da cidade de Viseu ho qual morava em Caffete na Galilaea Alta, e vyera a Tripole por causa de hum seu tyo per alcunha o pedreyro ho qual vyera muyto rico da nossa índia. Chamavasse este judeu Isaac Beiçudo, e por quanto logo á entrada em Tripole me conheçeo, catou me sempre muyta horara como em Caffete podem ouvyr, e aqui me deu este aviso. [...]”
De acordo com o artigo do historiador português José Alberto Rodrigues da Silva Tavim, denominado “O ‘aviso’ anónimo sobre João Micas na Colecção de S. Vicente”, fica evidente que os judeus Matias Bicudo e seu tio Isaac Bicudo estavam a serviço do embaixador portugues em Roma citando que ambos serviram de informantes atuando no Egito e Síria. Segue transcrição:
"[...] Outra das suas missões esteve relacionada com os judeus Bicudo, recrutados como informadores por Lourenço Pires de Távora enquanto embaixador em Roma, a partir de 1559. Isaac actuava em Alepo, e o sobrinho Matias no Cairo.------
---[Qual a evidência de que Isaac Bicudo era filho de Fernão Anes e Catarina Pires??? ,,,,,GKP]
Edilásio Cavalcanti - Genealogista, Historiador e Pesquisador.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.