O Meu Sangue Luso-Brasileiro - Heitor Abdalla Buchaul
2024 Atualizado em 14/09/2025 03:05:09
•
IV – Costa Barros, Botafogo, Drumond e Mariz:Catarina de Mariz Barros (citada no Cap. III.2) mãe do Capitão José Barreto de Faria, era fi lha de Francisco da Costa Barros ede Isabel de Mariz; Francisco da Costa Barros foi proprietário doofício de escrivão da Fazenda Real, provedor interino e procurador da Câmara do Rio de Janeiro e foi ouvidor no ano de 1636, erafi lho de Baltasar da Costa, Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, Juizordinário da Câmara do Rio de Janeiro, e proprietário do cargo deescrivão da Procuradoria da Fazenda58 e de Andreza de Sousa, aqual foi fi lha do Capitão João de Sousa Pereira Botafogo, fi dalgonatural da cidade de Elvas, em Portugal, chegou ao Rio quandoa cidade velha estava principiada e havia guerra contra o gentioTamoyo, homem destemido foi feito capitão de uma das canoasde guerra e enviado para combater os franceses que trafi cavampau-brasil, em Cabo Frio, onde pelejou com bravura e venceu-oscapturando Tucen Grugel cabo da armada, valoroso francês quefoi levado ao Rio de Janeiro e foi o tronco dos Amaraes Gurgeisdaquela cidade,59 por esse feito recebeu uma sesmaria na enseada de Francisco Velho, o que imortalizou o seu nome na famosa“Praia de Botafogo”; passou à Capitania de São Vicente, ondeno ano de 1595 foi nomeado capitão-mor governador e faleceuno ano de 1605.60 Botafogo casou-se com Maria da Luz EscórcioDrumond, fi lha de Manuel da Luz Escórcio Drumond, natural daIlha da Madeira e que foi Capitão da Fortaleza (presídio) de Santos na Capitania de São Vicente e de Bárbara Rodrigues.58 SIQUEIRA,Maria Isabel et al. A Colônia em Perspectiva. Paco editorial, 2018.59 PAES LEME, Pedro Taques de Almeida. Nobiliarchia Paulistana. Revista Trimensaldo Instituto Historico e Geographico e Etnographico do Brasil, Rio de Janeiro, TomoXXXIV, Parte Primeira, pp 21-22, 1 trimestre de 1871.60 FRANCO, Francisco de Assis Carvalho. Os Capitães-móres vicentinos. Revista doArquivo Municipal, São Paulo, Ano VI, Volume LXIV, p. 49, março de 1940. [p. 67]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.