'Gírias de Quebrada: Um Dicionário, terra.com.br - 02/02/2023 Wildcard SSL Certificates
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
Registros (538)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


Gírias de Quebrada: Um Dicionário, terra.com.br
    2 de fevereiro de 2023, quinta-feira
    Atualizado em 17/09/2025 13:44:57

  


“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados das gírias de quebrada.

Para contextualizar, gírias são expressões utilizadas geralmente em contextos informais, ou seja, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. Elas costumam representar a fala, um grupo ou região. Logo, as gírias de São Paulo na grande maioria podem diferir das do Rio de Janeiro, por exemplo.

As gírias se tornaram uma forma única de se comunicar, principalmente, nas comunidades brasileiras. Pensando nisso, o Visão do Corre preparou uma lista completa do “Dicionário da Comunidade” com as gírias mais usadas por quem é da quebrada. 

Chavoso

O termo tem origem na expressão "chave de cadeia", e aquele que se veste e se porta como um "chavoso" quer ser visto como alguém propenso a arrumar confusão e chamar a atenção dos policiais. O chamado "estilo chavoso" ficou conhecido através do MC Naldinho, como uma referência ao "funk ostentação".

Visão

Trata-se de uma forma usada para dizer que um simples conversa pode ter sido um ensinamento, um conselho ou até uma forma de compartilhar a sabedoria. 

Fita

A gíria ´fita´ é usada para designar alguma situação, assunto ou algo em específico. O termo substitui em várias ocasiões a palavra: coisa. "Mano, aconteceu uma fita" e "Precisamos resolver aquela fita" são alguns exemplos.

Perreco

A gíria ´perreco´ é usada para designar alguma briga, mentira ou discussão. O termo também pode ser usado como ´perrequeiro´ para caracterizar alguém briguento ou mentiroso. Por exemplo: "Para de ser perrequeiro que você não sabe de nada" ou "Não vem de perreco pra cima de mim".

Moiado

Já ouviu a expressão ´tá moiado´ e não entendeu o que isso significa? A gíria é usada para dizer que algo não está legal, não deu certo ou não tem chance de ser bom. Exemplo: "Colei no baile, mas tava moiado". 

Se pá

Se você é paulista, com certeza já ouviu um "se pá, hein" como resposta de alguém. A gíria é muito usada para substituir o talvez, como no exemplo: "Vai colar no baile da Dz7 nesse fim de semama?. "Se pá vou colar"

Mandrake 

Estiloso ou descolado. Exemplo: “Aquele maluco está usando uma lupa (óculos) mandrake” ou “aquele mano é mandrake (estiloso)”. Ou seja, na quebrada, mandrake é aquele cara ou mina estiloso ou diferenciado, com um jeito único de ser vestir.

Relíquia

Antiguidade ou sabedoria. Exemplo: “abe aquele mano lá que encosta com nós? Ele é relíquia, gosta de funk desde a época do Neguinho do Kaxeta” ou “tá com dúvida se deve pegar essa oportunidade? Conversa com seus pais, eles são relíquias, vão saber te passa a visão”. Sendo assim, a gíria é usada para falar que algo é valioso e/ou passa a visão certa, pode ser de uma música ou até de uma pessoa. 

Brecado

Com certeza você já ouviu de algum parceiro brecado de colar no rolê. Essa gíria é usada pra falar que a pessoa tá impedida ou proibida de fazer algo, ou de ir em algum lugar. 

Embrazar

 A gíria que virou hit do MC Zaac surgiu no funk carioca e tem dois significados. Ela pode ser usada para falar que vai se divertir, dançar e curtir ou pode ser usada para falar que vai se juntar com amigos para beber antes de festas, o famoso ´esquenta´. 

Liga Nóis

Conta comigo. Exemplo: “mano, estou precisando de alguém para colar comigo no rolê sexta-feira”. “Demorou, liga nóis que nós cola”. Direto do clássico do grupo de rap Realidade Cruel (@realidadecruelrap), a gíria é usada para expressar ajuda ou disponibilidade. 

Sem visão

Sabe aquela pessoa anda pelo errado e não pensa no amanhã? Essa é uma pessoa sem visão. Sai de casa para arrumar briga no baile? Sem visão! Abandona a escola porque acha que não vai dar em nada? Sem visão! Esses são exemplos práticos de quando essa gíria pode ser usada.O termo pode ser usado também para falar que alguém é desrespeitoso.

Nave

Hoje é bailão, acelera essa nave veloz. MC Doni, da série "Sintonia", da Netflix, deu o papo do final de semana. Mas você sabe o que significa a gíria ´nave´? É mais usada para falar sobre alguma carrão: "Você viu o carro novo do Doni? É Nave hein". Mas também pode referir a beleza de alguém/algo: "Sabe aquela mina/cara? Mó nave".

Salve

A gíria salve é muita usada em São Paulo, seja na forma de cumprimento "Salve, mano!", ou como um aviso/advertência "Vou dar um salve naquele mano. Tá com umas ideias erradas". 

Mete marcha

"Eu vou meter marcha, não sou obrigada a nada". A gíria é comumente usada para falar quando está indo embora ou deixando algo para trás. Mas pode ser usada também para dizer "Esse é o plano. Vai em frente"

Calica

A gíria é típica do Rio de Janeiro e é usada para expressar felicidade ou empolgação. Normalmente, vem junto de um ´ai´, formando então a expressão ´ai calica´, que ficou famosa em todo Brasil com a música de FP do Trem Bala e MC Cyclope

Boto fé

Essa gíria é usada para concordar ou falar que acredita em algo, por exemplo: "Boto fé que você vai conseguir, irmão."

Kit

"Mano, se liga nesse kit que eu ganhei de Natal". Uma das características dos bailes paulistanos são os kits, os mandrakes sempre estão trajados com o tênis do momento, uma lupa (geralmente da Oakley) e uma peita da Lacoste.

Dar pala

Dar pala é deixar que alguém perceba algo ou não saber disfarça alguma situação. Exemplo: "Não fica dando pala, disfarça". 

Revoada

"E aí, Tubarão, cadê a revoada?". O termo ficou em alta após o hit "Revoada do Tubarão" do MC Ryan SP (@imcryansp). Fez tanto sucesso, que artistas de outros gêneros estão usando, seja no axé ou no sertanejo. 

Bololô

Famosa pela música do Mc Bin Laden "Bololô Haha", a gíria faz barulho nas quebradas. Exemplo: "Saiu o maior bololô na casa da vizinha". Ela também pode ser usada para se referir à uma motocicleta que faz muito barulho, segundo o MC.

Banca 

A gíria é usada para falar sobre o seu grupo de amigos, pessoas com quem você vai sair para curtir. Exemplo: “Vai fazer o que hoje? Vamos colar lá na na banca dos aliados”. 

Fonte: Visão do Corre



\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\31859icones.txt


ME|NCIONADOS
ATUALIZAR!!!
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.