Estas são as pessoas de nação hebréia que estão fintadas no Rol da finta que fizeram Joge Neto Falcão e Gaspar Gomes no ano de mil, seiscentos e treze - 01/01/1613
Estas são as pessoas de nação hebréia que estão fintadas no Rol da finta que fizeram Joge Neto Falcão e Gaspar Gomes no ano de mil, seiscentos e treze
1613 Atualizado em 26/10/2025 02:17:59
•
•
1ª fonte
Data: 2006
Tribulações do povo de Israel na São Paulo Colonial, 2006. Marcelo Meira Amaral Bogaciovas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História Social, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em História Social. Orientador: Profa. Dra. Anita Novinsky
A finta de 1613 - Do processo de habilitação 350 ao Santo Ofício do Dr. Pedro Taques de Almeida 351, em 1729, foi trasladada uma relação de cristãos-novos que pagaram a finta no ano de 1613.
A questão recaía sobre Francisco Vaz Coelho, tio por afinidade do habilitando e, por esse motivo, foi feito o traslado. Este livro encontrava-se no Colégio dos Jesuítas da cidade de São Paulo, o que faz imaginar que esse livro ainda possa existir no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, porque teria sido enviado para lá por ocasião da expulsão dos jesuítas em 1759. Portanto, poderia ter escapado da destruição que se mandou fazer, a posteriori, obedecendo a uma ordem do Marquês de Pombal de destruir papéis que lembrassem da diferença entre cristãos-velhos e cristãos-novos, em 1773.
Dessa relação, constou em folhas 4-v de um livro que se tinha mandado para o Colégio da cidade de São Paulo, assentos que foram lidos em 25 de agosto de 1732, em casa de morada do Reverendo da Vara o Dr. Bento de Sousa Ribeiro, sendo escrivão o Padre João Gonçalves da Costa:
Estas são as pessoas de nação hebréia que estão fintadas no Rol da finta que fizeram Joge Neto Falcão e Gaspar Gomes no ano de mil, seiscentos e treze:
- Maria Gomes, moradora nesta vila de São Paulo; - ................, nome riscado com tinta da mesma cor; - Francisco Vaz Coelho, morador nesta mesma vila; - João Gomes, de Itanhaém; - Domingos Rodrigues, morador em Santos; - Francisco Lopes Pinto; - Francisco de Medeiros, em São Vicente.
Era escrivão da finta e da ouvidoria da capitania de São Vicente Diogo de Unhate.
Ao final estava escrito: “Riscou-se Francisco Lopes Pinto por constar por papéis que trouxe de Portugal por cristão-velho”.
Houve notícia posterior do livro da finta dos cristãos-novos da vila de São Paulo, quando se habilitou 352, em 1732, ao Santo Ofício, um português morador na vila de São João d’El-Rei, Minas Gerais, o Capitão Mor Manuel da Costa de Gouvêa. É que sua mulher, de nome D. Custódia Moreira e Morais, por quem correriam inquirições também, eranatural da cidade de São Paulo. Ela era neta materna de uma outra Custódia Moreira, mulher tida por cristã-nova, mulher que fora de Gaspar de Godoy Moreira. Oito gerações foram recompostas da ascendência da mulher do habilitando. Oito! Um tal de Filipe de Bulhões, que seria um rábula, esboçou uma árvore de descendência do casal Luís Gomes e Ângela Moreira, que foram pais de Maria Gomes, que de seu marido Jorge João teve a Gaspar Gonçalves, que de seu casamento com Ana Moreira teve a Custódia Moreira, avó materna da citada mulher do habilitando. [p. 164] [27494]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.