'Inventário de Isabel Fernandes, na casa do juiz Bernardo de Quadros - 03/02/1613 Wildcard SSL Certificates
1609
1610
1611
1612
1613
1614
1615
1616
1617
Registros (42)Cidades (15)Pessoas (0)Temas (0)


Inventário de Isabel Fernandes, na casa do juiz Bernardo de Quadros
    3 de fevereiro de 1613, domingo
    Atualizado em 30/10/2025 22:54:30

•  Imagens (12)
•  Fontes (1)
  
  
  




\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\31936icones.txt


  1ª fonte  
  Data: 2025

Consulta em projetocompartilhar.org


Inventário de Isabel Fernandes, na casa do juiz Bernardo de Quadros. [31924]



EMERSON


03/02/1613
ANO:42


Ana de Lima e Moraes
(-)
.
  1 registro
André Fernandes
35 anos
.
  1 registro
Anna Rita Penteado
.
  1 registro
Antão Pires
f.1600
.
  1 registro
Antônia Quaresma
108 anos
.
  1 registro
Antônio de Siqueira e Mendonça
n.1613
.
  1 registro
Antonio Ruiz de Montoya
18 anos
.
  1 registro
Baltazar Alves
.
  1 registro
Balthazar Fernandes
36 anos
.
  1 registro
Bárbara Mendes
.
  1 registro
Bernardo de Quadros
48 anos
.
  2 registros
Brás Gonçalves, o velho
1524-1606
.
  1 registro
Clara Parente
58 anos
.
  1 registro
Cláudio Furquim "Francês"
23 anos
.
  1 registro
Cornélio de Arzão
f.1638
.
  1 registro
Diogo "Arias" de Aguirre
38 anos
.
  1 registro
Diogo de Quadros
.
  1 registro
Diogo de Unhate
78 anos
.
  1 registro
Domingas de Arão Amaral
29 anos
.
  1 registro
Domingos Grou, filho
1550-1587
.
  1 registro
Domingos Luis Carvoeiro
73 anos
.
  1 registro
Domingos Luís Grou
1500-1590
.
  1 registro
Filipe III, o Piedoso
35 anos
.
  3 registros
Francisco de Saavedra
n.1555
.
  1 registro
Francisco de Sousa
1540-1611
.
  4 registros
Francisco Lopes Pinto
.
  1 registro
Garcia Rodrigues Velho
48 anos
.
  1 registro
Gaspar Cubas Ferreira
49 anos
.
  1 registro
Gaspar Cubas Ferreira, o Filho
n.1613
.
  1 registro
Gaspar de Souza
.
  1 registro
Gerhart Bettinck
1575-1611
.
  1 registro
Gonçalo Madeira
61 anos
.
  1 registro
Gregório Ferreira
n.1542
.
  1 registro
Hans Staden
1525-1576
.
  1 registro
Henrique da Cunha, velho
53 anos
.
  1 registro
Isabel Fernandes "Pires"
f.1599
.
  1 registro
Isabel Sobrinho
.
  1 registro
Joana Lourença Gómez de Sandoval y Lacerda
.
  1 registro
João Dias Arenço Velho
n.1580
.
  1 registro
João Manuel Peres de Gusmão, 8.º Duque de Medina Sidónia
.
  1 registro
João Missel Gigante
n.1560
.
  1 registro
João Pineda
.
  1 registro
Jodocus Hondius
1563-1612
.
  2 registros
José Cataldino
42 anos
.
  1 registro
Lourenço de Siqueira de Mendonça
43 anos
.
  1 registro
Luísa Maria Francisca de Gusmão e Sandoval
.
  1 registro
Luiz Furtado
23 anos
.
  1 registro
Manuel Fernandes Leão
.
  1 registro
Manuel Rodrigues Góes
.
  1 registro
Marcos de Azevedo
.
  1 registro
Margarida Rodrigues
.
  1 registro
Maria Pedroso Moreira
.
  1 registro
Martim Rodrigues Tenório de Aguilar
1560-1612
.
  1 registro
Nicolaes Gardijn du Gardins
.
  1 registro
Pero Domingues 2°
n.1578
.
  1 registro
Salvador Correia de Sá e Benevides
19 anos
.
  1 registro
Salvador Correia de Sá, O Velho
75 anos
.
  3 registros
Simão Borges Cerqueira
59 anos
.
  1 registro
Taubici
.
  1 registro
Tomé Judas Dídimo
.
  1 registro
Toussaint Gurgel
46 anos
.
  1 registro
Wilhelm Jostten Glimmer
33 anos
.
  1 registro
Willem Jansz Blaeu
42 anos
.
  1 registro

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.