dado pelo dragão e violado por Hercules. Os elementos miticos são, positivamente, os mêsmos.
A viagem de São Brandão é muito interessante, sobretudo porque recapitula um a um diversos mitos antigos. Na ILHA DA ABADIA DA ETERNA MOCIDADE E DO SILENCIO; onde se demorou algum tempo, se vê bem a lenda da Fonte de Juventa que os aventureiros do século XVI ainda haveriam de procurar. Vinha de longe. da ILHA JUNONIA; de Juno e dos Jovens, ao largo da Africa. citada em Statius Sebosus. O silencio era o mêsmo silencio a que se referem todos os cantos, lendas e mabinogion celtas como pairando nos lugares paradisíacos onde repousam os mortos na eterna mocidade da vida imortal.Noutro dia, em outra ilhota, São Brandão deparou Judas, amarrado a um rochedo, como Prometeu, açoitado cruelmente pelas ondas furiosas e guardado pelo demonio Leviatan.Noutro, contemplou a ILHA DA FORJA DO DIABO, crepitando em fogo, alanceando o espaço com as suas labaredas. borrando de longe o céu com o rubro de sua ignição. A ILHA DO INFERNO de certas cartas medievais. Alguns julgam vêr nela a ilha de Tenerifecom seu vulcão, Noutro ainda, de longe lhe apareceu, boiando calmamente sobre a vastidão do mar, uma igreja de cristal. Era uma grande fórma branca. coroada de [p. 71]
as imaginações. Houve quem tentasse imitá--Io sem proveito e mêsmo quem pretendesse ir viver na dadivosa região de que falava. Mas, como se após o regresso do glorioso santo e de seus companheiros o mar a houvesse tragado, nunca mais foi possivel encontrá-Ia.Assim, nasceu em meados da Idade Média a lenda atlantica da IJ,HA NÃO-ENCONTRADA, NUNCA ENCONTRADA OU PERDIDA. Nessa velha lenda celta, enfartada de paganismono seu cristianismo nascente, sente-se de modo admiravel, ao par das reminiscencias de mitos antiquissimos como os de Prometeu e do Jardim das Hespéridas, todos os elementos das arriscadas navegações boreais dos antigos vikings e galeses : no fundo do horizonte até aonde se estende a transluddez do mar, o espectro alvissimo do banco de gelos eternos, murando o caminho do Polo e desafiando no misterio deseu eterno silencio a curiosidade humana ; as linhas denteadas e rendilhadas de gelo dos altos e brancos icebergs que deslisam sobre o espelho do oceano, comocatedrais que se vão silenciosamente derretendo ; oscetáceos monstruosos que acompanham as embar ..cações na sua derrota dias inteiros e cujo lombo lustroso e escuro surge por vezes à flôr das aguas comouma ilha miraculosa que emerge : as cortinas impe,netraveis dos nevoeiros que impedem a visão e estor ..varn a marcha, porque não se sabe mais para onde secaminha ; e, sempre, no fundo de tudo, no ámago, [p. 73]
a eterna visão de "cette Atlantide qui s´étend, coupéepar un large fleuve, quelque part au delà des mersdu couchant´ ´.êste rio cortava tambem a ANTILIA nos antigosplanisferios e portulanos. Em alguns, mais recentes,aparece cortando a nossa terra sob o nome de RIODE BRASIL, nos 17° de latitude, defrontando PortoSeguro, como, por exemplo, no planisferio de Cantino.
A lenda de São Brandão chegou a Portugal no século XVI, quando se refere o curioso achado duma terra chamada ILHA DO BRASIL DE BRANDAM. A expressão BRASIL DE BRANDAM traduz origem diréta celtica. Não p6de haver dúvida a êsse respeito.
Na lingua celta, a TERRA REPROMISSI_ONIS SANCTORUM das versões latinas da "Peregrinatio Sancti Brandani", se chama textualmente Ho BRASILE, o que significa tão somente : TERRA FELIZ, TERRA DA FELICIDADE, TERRA DA PROMISSÃO. Essa terra ou ilha de nome HO BRASILE foi achada por BRENNAM ou BRANDÃO. Naturalmente, pois, HO BRASlLE DE BRENNAM teria de ficar sendo para todos os efeitos - o BRASIL DE BRANDÃO. Não sabemos do que possa ser mais claro e mais logico do que isso.
Daí talvez aquele trecho que muitos autores e de peso consideram lendario ou fantasioso, porem outros citam como verdadeiro, da pretensa carta de Pedro Alvares Cabral a El Rei D. Manuel o Venturoso, que se afirma ter sido encontrada entre os papeis de Lord Stuart e em que o capitão-mór da Armada se refere à Terra Nova onde chantara a Cruz como aquela "que os antigos chamavam S. Brandam ou Brasil".
Verdade ou não, não deixa a aproximação da palavra Brasil com a idéa de Terra da Promissão e de Terra da Felicidade de ser bastante curiosa, sobretudo através da lingua celta. Veremos bem por que, no desenrolar dêstes estudos sobre o batismo do nosso país. [p. 74, 75]
DEUS: 1 lenKK: 1
ERROFERACE:
OI!! EMERSON ME|NCIONADOS• Registros mencionados (2): 12/02/1343 - O mareante português Sancho Brandão encontra “Brandam ou Brasil” 19/11/1502 - Carta náutica das ilhas novamente descoberta na região da índia EMERSON
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.