“LUIS MATHEUS MAYLASKY, VISCONDE DE SAPUCAHY”, vol. 1.º, de Antonio Francisco Gaspar e Aluísio de Almeida - Jornal Correio Paulistano
12 de setembro de 1652, quinta-feira Atualizado em 17/11/2025 06:43:00
“LUIS MATHEUS MAYLASKY, VISCONDE DE SAPUCAHY”, vol. 1.º, de Antonio Francisco Gaspar e Aluísio de Almeida.
Os srs. Antonio Francisco Gaspar e Aluísio de Almeida acabam de publicar interessante estudo crítico-biographico sobre Luis Matheus Maylasky, visconde de Sapucahy, em homenagem no centenario do nascimento desse titular.
O primeiro volume, que acaba de apparecer, trata Luis Matheus Maylasky desde Sorocaba, no período de 1865–1880, para onde se dirigiu, após ter-se estabelecido como commerciante de algodão em S. Paulo.
O visconde de Sapucahy foi, em vida, um dos pioneiros da nossa industria ferroviária, tendo sido o iniciador da construcção da “Estrada de Ferro Sorocabana”, cuja companhia presidiu por muitos annos.
Austriaco de nascimento, Luis Matheus Maylasky chegado ao Rio, em 1860, trouxe uma carta de apresentação para o então redactor do “Jornal do Commercio”. Deve-se ao visconde de Sapucahy a construcção da primeira fábrica de papel, no Estado de S. Paulo — a do Parnaíba — segundo se lê no vol. I da obra dos srs. Antonio Francisco Gaspar e Aluísio de Almeida, que, se outras qualidades não tivesse, já se revestiria de importante recordação por esse feito — o que, a S. Paulo muito deve. [p. 10]
OII!
Registros mencionados • Registros mencionados (3): 21/08/1838 - Local de nascimento de Luiz Matheus Maylasky é controverso 01/01/1860 - *Luis Matheus Maylasky chegado ao Rio, em 1860, trouxe uma carta de apresentação para o então redactor do “Jornal do Commercio” 08/01/1865 - Chegou ao porto de Santos em janeiro
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.