com as figuras de Cristovão Diniz, almoxarife da fazenda real, e deTristão Mendes com a família. Seguem-se ao tempo de Estácio e deMem de Sá, dentre os já identificados Manuel Veloso de Espinha,dono de um navio, Antônio de Sampaio, homem de grande repu-tação, e o cirurgião Ambrósio Fernandes, os quais se radicaram noRio de Janeiro, à exceção do último. Nestes comenos foram para oEspírito Santo: Pero Garcia, a família de Bento Teixeira, osAndrades, os Antunes, os Dias da Vidigueira, o mercador MiguelGomes Bravo e tantos mais. Quem não veio mediante licença, ser-viu-se de estratagemas ou o degredou para cá a Inquisição.
Cremos que a fatídica expedição do jovem rei D. Sebastião,sorvedouro de inúmeras vidas, e as lutas dos espanhóis nos PaísesBaixos, criaram condições para que muitos judeus se incorporas-sem à expedição de Diogo Flôres de Valdés, em 1583, como recur-so escapatório. Haja vista que em todos os portos onde escalouderam-se casos de fuga. A hipótese é confirmada, igualmente peloque se passou com a viagem do governador D. Francisco de Sousaao subir a São Paulo com objetivos mineralógicos. Ao empreendi-mento ligaram-se, entre outros, o capitão Diogo Gonçalves Lasso,marido da judia Guiomar Lopes, recém-autuada pelo inquisidorFurtado de Mendonça, o genro Pedro Arias de Aguirre, o alferesJorge João e o engenheiro Geraldo Beting, que se casaram commulheres de linhagem cristã-nova, o cirurgião José Serrão, futurogenro de Fernão Dias Pais, o meirinho das minas Gaspar GomesMuacho e outros. e com certeza o mesmo teria ocorrido em 1608,quando, pela segunda vez, regressou ao Planalto a fim de prosse-guir no intento.
Outros muitos, a exemplo do sertanista Sebastião de Freitase do escriturário Belchior Roiz, vieram primeiro no Nordeste eentão daí passaram para o Sul. E é fato que, quando se realizaramas visitações do Santo Ofício naquelas paragens houve quem se [p. 128]
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.