'São Tomé das Letras recebe relíquia de apóstolo padroeiro da cidade vinda direto da Itália; entenda - 28/05/2013 Wildcard SSL Certificates
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
Registros (159)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


São Tomé das Letras recebe relíquia de apóstolo padroeiro da cidade vinda direto da Itália; entenda
    28 de maio de 2013, terça-feira
    Atualizado em 02/12/2025 22:44:44





São Tomé das Letras receberá, neste domingo (28), uma relíquia histórica e sagrada diretamente da Itália. A peça se trata de um pedaço do osso do apóstolo São Tomé que ficará na Igreja Matriz. Segundo a prefeitura, o município passa a ser a única cidade mineira a ter uma relíquia dessa magnitude.

Para comemorar a chegada da relíquia ´Ex Ossibus´, a cidade preparou uma programação de grande festa de acolhida que acontece até este domingo. O fragmento será recebido com toque de sinos e sobrevoará a cidade enquanto cai uma ´chuva´ de pétalas de rosas.

Uma carreata sairá da Fazenda do Bonelo em direção ao portal da cidade. Logo depois, a relíquia será levada em uma procissão até a Igreja Matriz. Muitos moradores de São Tomé das Letras devem participar da celebração com enfeites nas casas por onde a procissão deve passar. (Confira detalhes abaixo)

"Eis que está voltando o dono da cidade", manifestam.

Antes de entender como a peça chegará à cidade sul-mineira, é importante saber quem foi Tomé, um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo. O Padre Edson Pereira Oliveira, de São Thomé das Letras, fala sobre cada ponto dessa história em um texto baseado em estudos bíblicos.

Conforme o documento, Tomé era judeu da Galileia e, como outros discípulos, acredita-se que também era pescador. No entanto, há fontes que dizem que era arquiteto e construtor de pontes.

Durante a caminhada de aproximadamente 3 anos ao lado do mestre, Tomé aprendeu e foi preparado para ser um dos futuros líderes da igreja.

Segundo a tradição, o apóstolo recebeu a missão de evangelizar. Ele fundou a primeira comunidade cristã na Babilônia e chegou a ser perseguido por líderes religiosos. Por fim, conquistou muitos seguidores e, assim, uma fervorosa comunidade cristã surgiu.

De acordo com registros, Tomé teria sido martirizado e morto pelo rei de Milapura, na atual Chennai, na Índia, onde fica o ´Monte São Tomé´ e a ´Catedral de São Tomé´, supostamente o local de sepultamento dele.

São Tomé esteve no Brasil? Em São Tomé das Letras?

O texto de Padre Edson ainda conta sobre uma lenda passada de geração em geração entre indígenas Guarani do Paraguai e do Brasil. Lenda essa que teria sido registrada por espanhóis e jesuítas no século XVI.

Segundo os relatos, muito antes dos europeus, "um homem alto, de barba branca e extraordinariamente sábio chamado Pai Sumé ou Pai Zumé [Padre Tomé] veio caminhando sobre o oceano para ensinar a arte da agricultura, semear milho e mandioca, além do uso da erva-mate".

O homem sábio teria falado sobre religião e deixado ensinamentos por onde passou. Após cumprir a missão entre os indígenas, ele teria voltado para o mar, deixando rastros dos passos nas rochas "em vários locais ao longo da costa e interior do continente sul-americano".

"Os primeiros jesuítas que chegaram ao Brasil estavam convencidos de que Tomé tivesse passado por aqui em sua viagem às Índias. Eles notaram esta lenda entre os ´índios´ que um grande mensageiro de Deus teria passado em tempos históricos, a quem chamavam de ´Sumé´".

Ainda conforme o texto de Padre Edson, os registros afirmam que algumas pegadas vistas são, em sua maioria, reais. No entanto, não há confirmações de que se tratavam de sinais do apóstolo e, sim, de um tipo de gravura ou pintura rupestre comum na América do Sul.

"No Brasil, tais pegadas ainda são encontradas, por exemplo, no estado do Piauí, em Domingos Mourão, Brasileira, Inhuma, Piripiri, Pimenteiras, Oeiras e outros locais. No Amazonas, encontra-se em São Gabriel da Cachoeira. No estado de Minas Gerais, em São Thomé das Letras (pinturas rupestres). Na Paraíba, em Ingá. No Pernambuco, em Altinho. E no Maranhão, em Carolina, entre outros", afirmam registros.

Relíquias de São Tomé

Seguindo o estudo, fontes antigas afirmam que São Tomé foi martirizado em Madras na Índia, onde foi construída sobre o seu túmulo uma suntuosa catedral-basílica.

"Mais tarde, no século XVI, quando os portugueses chegaram àquele país, descobriram a cripta onde esteve sepultado o corpo de São Tomé, bem como suas relíquias, um pouco de sangue coagulado e um pedaço de uma lança que o feriu de morte".

Ainda conforme o documento, há uma crença de que a maioria dos ossos de São Tomé foram levados da Índia a Edessa por um mercador no século IV. As relíquias teriam operado milagres nos dois locais.

Um príncipe italiano então teria comprado as relíquias de São Tomé. Peças essas que, em 1258, foram levadas para Ortona, na Itália, onde são encontradas até hoje.

Elas estão localizadas em um baú de ouro em um altar de mármore branco na Catedral-Basílica de São Tomé Apóstolo. Algumas delas foram levadas para o sacrário apostólico no Vaticano, na Roma.

E como a relíquia chegará a São Tomé das Letras?

Os estudos ainda apontam que no dia 3 de abril de 1730 um fragmento de relíquias de São Tomé, que ficavam no sacrário apostólico no Vaticano, foi doado para a Catedral de São Mateus, em Salerno, na região da Campania, na Itália.

Quase 300 anos depois, um fragmento desta relíquia da Itália foi doada à Paróquia São Tomé em São Tomé das Letras. A doação foi feita no dia 9 de fevereiro deste ano e a peça será recebida no dia 28 de maio com uma grande festividade. A peça ficará exposta na Igreja Matriz da cidade, junto da imagem do padroeiro.

A intermediação foi feita pelos padres Edson Oliveira, que hoje está à frente da igreja de Baependi, e Robson Leite, pároco da igreja local. Ambos entraram em contato com líderes religiosos em Roma e conseguiram o envio da relíquia destinada à Paróquia de São Tomé Apóstolo.

"A relíquia é uma das mais importantes devido o seu alto grau de raridade, uma vez que trata-se de um fragmento do osso de São Tomé Apóstolo".

Segundo Carla Gonzalez, chefe do departamento de Turismo, para um município turístico como São Tomé das Letras, é extremamente importante esse marco, uma vez que agora será possível abrir um novo leque pensando em turismo religioso e de peregrinação.

"As festividades para a recepção da relíquia foram preparadas com muita fé e carinho pelos componentes da Paróquia, com o apoio da Prefeitura Municipal e também da população", finalizou.

Entenda como será a acolhida

28 de maio – Chegada da Relíquia do Apóstolo São Tomé

12h – Toque dos Sinos, fogos e ângelus.14h – Sobrevoo com a relíquia pela cidade de São Tomé das Letras, jogando pétalas de rosas. A organização pede que moradores saiam de suas casas e acenem para os céus com um lencinho vermelho em mãos.15h – Carreata com a Relíquia de São Tomé saindo da Fazenda do Bonelo no Paredão em Direção ao Portal da cidade de São Tomé das Letras.16h – Chegada da relíquia de São Tomé no Portal da Cidade seguida de procissão até a Igreja Matriz. A organização também pede que moradores enfeitem as casas nas cores branco e vermelho, principalmente nas ruas por onde irá passar a procissão: Rua Evaristo Cardoso da Silva, Rua Virgílio Mastrogiovane, Rua Francisco Pinto de Souza, Rua Camilo Rios, Rua Gabriel Luís Alves, Rua José Cristiano Alves, Praça Barão de Alfenas.17h – Santa Missa na Praça Barão de Alfenas, primeira benção com a relíquia aos fiéis e a cidade de São Tomé das Letras e entronização da Relíquia e na Igreja Matriz de São Tomé apóstolo.



Jesuítas
Roma/ITA
Pontes
Tomé Judas Dídimo
Judaísmo
São Tomé das Letras/MG
Grupo Globo

ME|NCIONADOS Registros mencionados (1):
EMERSON

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.