17 de dezembro de 2025, quarta-feira 17/12/2025 16:32:58
William St Clair of Roselinby Bro. Robert Paterson. (History of The Lodge of Edinburgh No. 1, D. Murray Lyon, 1873)Hereditary Grand Master Mason of Scotland
William St Clair de Roslin, 21º Barão de Rosslyn.
Primeiro Grão-Mestre Maçom da Escócia, eleito em 1736, quando a Grande Loja da Escócia foi formada.
Dois documentos antigos, conhecidos como Cartas de Saint Clair, um datado de cerca de 1601 e outro de 1628, nos quais consta que os Maçons Operativos da Escócia conferiram à família Saint Clair de Roslin a honra de serem reconhecidos como Patrono e Protetor da Ordem.
Em 1736, quando o primeiro Grão-Mestre deveria ser escolhido para a Grande Loja Escocesa, William Saint Clair foi iniciado na Maçonaria na Loja Canongate Kilwinning e também renunciou formalmente a todas as pretensões de ser Patrono e Protetor dos Maçons na Escócia em 30 de novembro do mesmo ano, em uma reunião realizada em Edimburgo. William Saint Clair faleceu em 1778.
Iniciado em 18 de maio de 1736 e falecido em 2 de junho de 1736 na Loja Canongate Kilwinning.
William St Clair de Roslin era descendente de outro William St Clair de Roslin, que construiu em 1446 a famosa Capela de Rosslyn.
A Capela de Rosslyn, originalmente chamada de Capela Colegiada de São Mateus, é uma igreja do século XV localizada na vila de Roslin, perto de Edimburgo, na Escócia.
A capela é famosa tanto por sua arte decorativa quanto por suas misteriosas associações com os Cavaleiros Templários, o Santo Graal e a Maçonaria.
Os mistérios da Capela de Rosslyn desempenharam um papel significativo no romance de Dan Brown, de 2003, O Código Da Vinci. Desde então, a capela se tornou um dos destinos turísticos mais populares da Escócia.