Wildcard SSL Certificates
Organizando a História

Séculos



Adriano César Koboyama
n.1982
Crime
21 de abr. de 2026, terça-feira ver ano


 Imagens (1)
 Mencionados (2)

\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\cristiano\registros\33077curiosidade.txt

Segundo o relato de Silvia Pitcher, sua avó conheceu a família do menino José de Paula Neto. Era lindo, loiro, cheiro de vida e sonhos. Ele adorava passarinhos e o funcionário mal intencionado o convidou para caçar, lá pelos lados do antigo Morro Pelado.

O garoto estava indo para escola quando o assassino o interceptou no caminho e o convenceu a ir caças passarinho, uma de suas paixões.

Então após andar por horas atrás dos tais passarinhos, o menino passou pelas piores atrocidades nas mãos de um assassino frio e calculista que premeditou tudo, achando que ninguém descobriria.

Depois de assassina-ló jogou o corpo debaixo de uma árvore, numa fenda profunda.

Foi um acontecimento muito triste e causou uma grande comoção no bairro da “Água Vermelha” eles moravam bem próximo a Capelinha de João de Camargo, e foi o próprio que ajudou a achar.

O assassino era o funcionário da pensão da família que cruelmente assassinou e ajudava a procurar o menino sempre levando os que procuravam para longe do Morro Pelado, mas felizmente João de Camargo com toda a sua luz indicou onde estaria o corpo. Ele foi preso por muitos anos. Ele foi sepultado dia 20 de agosto de 1931, no jazigo 177 da quadra 21 do cemitério da Saudade.

Um dos "pequenos dectetives" que identificou o assassino no menino, morto no "Morro Pelado", Paulo Ferreira Nobre, foi entrevistado por um dos maiores colabores da história de Sorocaba, Adolfo Frioli, no dia 1 de janeiro de 1968, após o almoço com sua família.

Ao mudar-se de Sorocaba, vinha como era o hábito e costume dos velhos Sorocabanos, passar o final de ano com a Família e ir de "encontro" com a Aparecidinha na primeira manhã do ano.

Na conversa, ele contou-nos detalhes daquele dia fatídico, quando pegavam lenha, viram o assassino passar com o menino e quando o corpo foi encontrado, ele e seu irmão - João - contaram para o pai, que por sua vez contou para a Polícia e a partir daí, passaram a "rodar junto com os secretas" pela cidade e ao passarem em frente a pensão do avô do pequeno Zezinho, reconheceram o assassino e os "secretas" prenderam o suspeito, que na Delegacia confessou o crime.

Paulo Ferreira Nobre e seu irmão foram as testemunhas que levou o "secreta" ao autor do homicídio do "Morro Pelado", onde hoje está o conjunto do Sesc.

Foto de Adolfo Frioli em 1 de janeiro de 1968 e matéria na "Folha Popular", também de minha autoria, na edição especial de 15 de agosto de 1968.

Com a abertura da rua, a tradição mudou à esquina acima e para a construção do Sesc, mudou-se à avenida de cima, enchendo-se de cruzes, até que com a diminuição desse espaço, tudo, segundo Frioli "soro Acabou".




Cruz do menino de José de Paula*
01/01/1998
18/12/2025 12:30:09
Carlos Carvalho Cavalheiro
  
0



idh: p6486
idh: p138
idh: t3648
Adriano César Koboyama
22 de abr. de 2026, quarta-feira
Genealogia de Pedro Taques de Almeida Pais Leme (1714-1777): antepassados
01/12/1907 - “Cachoeira de Itapururanga, município de Sorocaba”, Jornal Ave Maria

Adriano César Koboyama
22 de abr. de 2026, quarta-feira
Genealogia de Antonio de Proença (1540-1605): descendentes
01/12/1907 - “Cachoeira de Itapururanga, município de Sorocaba”, Jornal Ave Maria

Adriano César Koboyama
21 de abr. de 2026, terça-feira
Crime

Adriano César Koboyama
20 de abr. de 2026, segunda-feira
Os canhões

Adriano César Koboyama
20 de abr. de 2026, segunda-feira
Tenta

Adriano César Koboyama
20 de abr. de 2026, segunda-feira
Antepassados de Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857)

Adriano César Koboyama
20 de abr. de 2026, segunda-feira
Antepassados de Gertrudes Eufrosina Aires (1777-1846)

O Globo
22 de mar. de 2026, domingo
Censo das estátuas do Rio: das 376 personalidades homenageadas, só 6,9% são mulheres e 8,5% negros

Adriano César Koboyama
29 de out. de 2025, quarta-feira
O ser humano mais velho já registrado

Adriano César Koboyama
9 de setembro de 2023, sábado
Cronômetro

Adolfo Frioli
11 de jan. de 2023, quarta-feira
"Obrigado Adriano Koboyama..."
03/06/2018 - O NASCIMENTO DE GUARAPIROCABA, urublues1.blogspot.com

schoolandcollegelistings.com
28 de dez. de 2022, quarta-feira
Monsenhor João Soares, schoolandcollegelistings.com

Sorocaba Através da História
4 de fevereiro de 2022, sexta-feira
O Crime da Água Vermelha” - sorocabaatravesdah.wixsite.com

Adolfo Frioli
13 de set. de 2020, domingo
“Realmente é a casa onde nasceu Rafael Tobias de Aguiar”
04/10/1794 - Nascimento de Rafael Tobias de Aguiar, o Brigadeiro Tobias, na esquina da rua XV de Novembro c/ a atual Gonçalves Ledo
01/05/1942 - Revista Illustração Brasileira (FRA)*
01/01/1949 - Os canhões

Jornal Cruzeiro do Sul
28 de jun. de 2013, sexta-feira
Lápide histórica é achada em porão de escola

Jornal Correio Paulistano
26 de junho de 1940, quarta-feira
“Sorocaba de ontem e de hoje”, jornal Correio Paulistano. Página 17

Jornal O Malho
28 de junho de 1934, quinta-feira
Jornal O Malho

Alfredo Moreira Pinto
1900, segunda-feira
“A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem”. Alfredo Moreira Pinto


LUCIA01/01/1900
ANO:71
  


Procurar