'A MISSIONAÇÃO FRANCISCANA NO ESTADO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO (1622-1750). AGENTES, ESTRUTURAS E DINÂMICAS. VOLUME II – ELENCO DOCUMENTAL 0 01/01/2011 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
Registros (131)Cidades (59)Pessoas (181)Temas (169)


A MISSIONAÇÃO FRANCISCANA NO ESTADO DO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO (1622-1750). AGENTES, ESTRUTURAS E DINÂMICAS. VOLUME II – ELENCO DOCUMENTAL
    2011
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


outras Constituições e Ordenações, e também das gerais ou especiais feitasnos Concílios universais, provinciais e sinodais, e assim dos estatutos ecostumes da dita Ordem dos Frades Menores chamados da Observância, e dequaisquer casas suas, corroboradas com juramento, confirmação apostólica,ou com qualquer outra firmeza; e sem embargo dos privilégios, indultos eLetras Apostólicas, ainda que sejam concedidas, confirmadas e inovadas porqualquer via em contrário à dita Ordem e casas, aos amados filhos seussuperiores e pessoas, debaixo de quaisquer teores e formas, ainda que sejampassadas motu próprio, e de outra qualquer maneira, as quais coisas todas,posto que delas e de seus teores se haverá totalmente de fazer especial,específica, expressa e indivídua menção, e não por cláusulas gerais queimportem o mesmo, ou se ausenta de fazer outra qualquer expressão, ou sehaverá de guardar para isso alguma outra esquisita forma, ficando todavia elasem seu vigor por esta vez, pelo teor das presentes, especial, expressamentederrogamos, e sem embargo de qualquer outras coisas que haja em contrário.Dadas em Roma apud Sanctum Petrum, Ano da Encarnação do Senhor deDLXXXVI, aos vinte e sete dias do mês de Novembro, ano segundo do nossoPontificado. Eu, Tomé da Cruz, Público Notário Apostólico aprovado, morador nestacidade de Lisboa, trasladei bem e fielmente esta bula de latim em linguagem, arequerimento e instâncias do Muito Ilustríssimo Senhor Jorge de AlbuquerqueCoelho, do Conselho de El-Rei Nosso Senhor, e Capitão e Governador daCapitania de Pernambuco nas partes do Brasil, a qual era sã e verdadeiraexpedida sub plumbo, como dela parecia. E com ela foi este traslado revisto econcertado, e concorda com ele de verbo ad verbum no sentido e substância.Em fé do qual o corroborei de meu público e costumado sinal, que tal é. EmLisboa, aos xx de Outubro de mil e quinhentos e oitenta e sete. Regido erequerido, etc. Tomé da Cruz o escrevi.

DOCUMENTO Nº 2

1598, Dezembro, 3, Capitania do Espírito Santo – Traslado autêntico da provisão da ordinária do Convento do Espírito Santo passada pelo Governador Geral do Brasil D. Francisco de Sousa.

A.N.T.T, O.F.M., Província de Santo António, Província, Maço 8, Macete 7.

O Guardião e mais religiosos do Mosteiro de são Francisco desta Vila de Nossa Senhora da Vitória capitania do Espírito Santo, que o governador geral Dom Francisco de Sousa lhes passou provisão da ordinária assim e da maneira que Sua Majestade tinha feito mercê às mais casas da Custódia de Santo António do Brasil, a qual mercê lhes fez, contanto que o dito senhor houvesse, assim por bem, limitando-lhes tempo para a dita confirmação.

E juntamente lhes passou outra na qual lhes largou mais tempo para a dita confirmação.

E porquanto têm necessidade do traslado das ditas provisões para mandarem ao Reino a confirmação pelo dito senhor, pedem a V. Majestade mande a um dos tabeliães desta vila, lhas traslade em terceira via, em modo que faça fé, tornando-lhas próprias.

E Roga Mercê

O escrivão Gaspar Carvalho passe aos reverendos Padres o que pedem. Vitória no primeiro de Outubro de 99.

(a) Ambrósio de Sousa

DOCUMENTO Nº 31603, S.l. [Madrid?] – Traslado de Provisão de D. Filipe II de Portugal de 12de Agosto de 1603 para que seja entregue aos religiosos da Custódia doBrasil vinho, azeite e varas de burel.A.N.T.T., O.F.M., Província de Santo António de Lisboa, Província, Maço 18, doc.nº 64. Traslado de duas provisões do Governador para que se nos entregue ogentio e para que se dê a cada doutrina ordinária de vinho, azeite, farinha. Diogo Botelho, do Conselho de Sua Majestade, seu gentil-homem,Governador e Capitão Geral deste Estado do Brasil, faço saber aos que estaminha provisão virem e o conhecimento dela com direito pertencer, que porqueSua Majestade em meu Regimento me manda e encomenda precisarprincipalmente que trate da concessão de gentio deste Estado. E para que anossa Santa Fé vá em aumento, que é o principal intento que o dito Senhortem nas conquistas de sua Coroa Real, e pelo grande serviço que se faz a [p. 78, 79]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.