'OS CAMINHOS DO SERTÃO - 01/09/2016 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
Registros (173)Cidades (70)Pessoas (183)Temas (208)


OS CAMINHOS DO SERTÃO
    setembro de 2016, quinta-feira
    Atualizado em 21/03/2025 03:23:21

  


O Caminho Novo, entre o porto do Rio de Janeiro e as Minas Gerais,encurtava bastante o trajeto, passando dos 90 dias do Caminho Velho, quevinha por São Paulo, para apenas 17, partindo da baía da Guanabara. Àsua margem havia roças, o que garantia pouso e alimento para os viajantes, com a ocupação das terras circunvizinhas. Não era a única via entre olitoral e as minas, mas era a mais curta e eficiente, sendo, por isso mesmo,a mais controlada pela Coroa, o que levava os eventuais contrabandistas e‘desencaminhadores’ a se utilizar de outros caminhos, menos conhecidose vigiados17.Assim, da mesma forma que a malograda bandeira de Fernão DiasPais Leme, o caçador de esmeraldas, teria dado origem ao Caminho Velho, que ligava São Paulo e outros centros vicentinos ao que era entãodenominado o sertão dos Cataguases, nas Minas Gerais, o seu filho tevepapel fundamental na abertura do Caminho Novo, que veio em substituição àquele.

Havia caminhos de São Paulo para Cuiabá, também por terra e por rio, em meio a “cachoeiras seguidas” e “matas muito grossas”, povoadas ainda de muitas nações de gentios, muito ferozes, que viviam “vagos sem domicílio”18. É o caso daquele que passava pela Vila Boa de Goiás, de cuja abertura foi encarregado o cartógrafo Tosi Colombina, em troca da concessão do seu rendimento por dez anos, em 1750. A iniciativa não foi adiante, por falta de recursos do interessado. Havia caminhos também para o sertão paraguaio, “parte de navegação, parte de viagem por terra”, que ligavam o litoral brasileiro ao Peru. O Paraguai era o epicentro dessas comunicações, que visavam instituir uma nova – e informal – rota da prata, em concorrência com a oficial. [Página 44]





OII!

+2016
  Registros173
  Cidades70
  Pessoas183
  Temas208


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!