16 de dezembro de 2018, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Tapiraí significa Rio das Antas em Tupi. Mas esta cidade já teve vários nomes: Patrimônio do Paranapiacaba, Santa Catarina e Princesa Isabel.
Cachoeira do chá leva este nome pela região produzir antigamente chá que era exportado para o Japão.
Tapiraí teve um aumento demográfico após a revolução de 1932 porém somente nos anos 40 apareceram pessoas para morar... Isto só aconteceu depois que a estrada Tapiraí Juquiá foi inaugurada em 1936.Essa estrada era um caminho natural que ligava a Vila Nossa Senhora de Piedade a Vila de Santo Antônio do Juquiá.
Este caminho era muito difícil não tinha infraestrutura tornando o transporte complicado. As obras iniciaram na época com muitas dificuldades.E com muita insistência do capitão José (..) da Rosa. Em 1857, quando ele era vereador da Câmara municipal de Piedade, ele escreveu para o presidente da província:Excelentíssimo peço autorização dessa câmera que irei pleitear junto ao presidente da província o pedido de abertura de uma estrada que ligue Ipanema a Juquiá.O início da obra foi autorizado no mesmo ano o capitão entusiasmado montou acampamento à margem direita do Rio Turvo. Após um tempo por falta de recursos e o clima úmido da região a família Rosa contratou Celso o loteamento das terras em 1920 contrataram Celestino Américo para conclusão da obra. Em 1929 já era possível ir de automóvel até Viradouro a 500 metros do Rio Juquiazinho.Mas antes de 1857 devemos entender que a ocupação dessa região nos altos do Paranapanema está ligado ao sistema de sesmarias. Essas terras eram consideradas perto do mar mas poucos vieram se aventurar por estas bandas. após 1809 um tal João Escudeiro ... adentrou no Rio turvo
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.