'Felipa Leme Inventário e Testamento, consulta em - 16/01/2024 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
200
Registros (842)Cidades (181)Pessoas (1764)Temas (328)


Felipa Leme Inventário e Testamento, consulta em
    16 de janeiro de 2024, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Vol 10, fls 351

Data: 13 de dezembro de 1636

Local: Vila de São Paulo

Juiz: Francisco Rendon de Quebedo

Avaliadores: Domingos Machado e Francisco Rodrigues BrandãoDeclarante: Domingos do Prado

Titulo dos filhos

Antonia do Prado/ Ascença, de idade de dezenove annos/ de doze anos (sic)/Leonor, de idade de nove annos / Braz, de idade de quinze annos / Domingos, de idade de quatro annos

TESTAMENTO

5 de fevereiro de 1636, em Cutihi (Cotia), termo da Vila de São Paulo, estando a testadora doente.

Primeiramente fez invocações espirituais.

Declarou que estava casada com Domingos do Prado ha 20 anos, tivera 12 filhos, cinco vivos sendo três fêmeas e dois machos: Braz, Domingos, Antonia, Ascença e Leonor.

Pediu para ser enterrada no Carmo, com acompanhamento dos religiosos do Carmo e lhe dissessem dez missas. Pediu ao marido que pagasse por tudo.

Deixou o marido Domingos do Prado por testamenteiro e deixou a terça às filhas fêmeas.

Pediu que não se vendesse a “gente” que possuíam, antes os tratasse bem , ensinando-lhes a doutrina e “o caminho de Deus”

Testemunhas: Padre Gaspar de Brito por si e pela testadora, Antonio da Silveira, Pedro Alvares, Pedro Moreira, Gabriel de Ponce e Leon, Cristóvão de Aguiar Girão, Manoel de Alvarenga, Antonio Cordeiro

Cumpra-se: 20 de novembro de 1636 – João Alves

Quitações das despesas fúnebres

Avaliadores: Francisco Rodrigues Brandão e Domingoes Machado

Seguem as avaliações

Dividas que devem a esta fazendaAntonio Barbosa morador nesta vila 56 pesosJoão de Siqueira e Mendonça, 2 pesosMatias Dias por assinado 9$280

Dividas que deve esta fazendaJorge Rodrigues DenizaBastião FranciscoGeraldo da SilvaManoel João(2 linhas ilegíveis) Gente forra: (rol com linhas ilegíveis)

E se entregou a fazenda lançada em inventário ao viúvo Domingos do Prado como pai e tutor de seus filhos.

Fazenda bruta: 108$020Parte do viuvo (liquido) 41$050Terça: 13$686Líquido para partir entre os herdeiros que são cinco: 27$366 Segue a partilha das peças entre o viúvo e os órfãos e a terça.

2 de fevereiro de 1662 – consta pelas quitações juntas a este testamento de Felipa Leme ter seu marido e testamenteiro satisfeito os legados pios... O promotor

Declaração do promotor dizendo que pelas quitações encontradas o marido satisfez todos os legados pios e faltam quitações de umas dividas que estão lançadas no inventario, “mande vossa senhoria o testamenteiro Domingos do Prado ou seus herdeiros mostrem clareza... São Paulo, 2 de fevereiro de 1662.






+2024
  Registros842
  Cidades181
  Pessoas1764
  Temas328


Registros mencionados

1616ID: 1012
Casamento de Felipa Leme e Domingos do Prado
Atualizado em 25/02/2025 04:41:00
  


5 de fevereiro de 1636, terça-feiraID: 1193
Felipe Leme escreveu seu testamento
Atualizado em 25/02/2025 04:41:00
•  Fontes (1)
  
  
  


13 de dezembro de 1636, sábadoID: 27473
Felipa Leme Inventário e Testamento
Atualizado em 25/02/2025 04:46:52
•  Fontes (1)
  
  
  


2 de fevereiro de 1662, quinta-feiraID: 1374
Felipa
Atualizado em 25/02/2025 04:40:59
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!