'João de Sant’Ana, consulta em projetocompartilhar.org - 16/01/2024 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
200
Registros ()Cidades (180)Pessoas (1724)Temas (315)


João de Sant’Ana, consulta em projetocompartilhar.org
    16 de janeiro de 2024, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


PROJETO COMPARTILHARCoordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Foi o segundo marido de Maria Paes, falecida em 1616 (SAESP vol. 4º, neste site) . Maria foi casada em primeiras com André Fernandes.

João de Sant’Ana não teve geração de Maria Paes, mas teve uma filha mameluca, alforriada por Maria Paes em testamento e que havia sido dada a uma sua neta:

- Ascensa, filha de escrava.

João de Santa Ana faleceu na bandeira de Martim Rodrigues, a qual foi completamente destroçada, não sobrando dela quaisquer documentos.

JOÃO DE SANT’ANNAInventário Vol 3, fls 57 a 65Juiz: Bernardo de QuadrosEscrivão: Simão Borges.Avaliadores: João da Costa e Antonio Lopes

Local: Vila de São Paulo, adonde chamam Ebirapoera na pousada de Dona Maria Paes, dona viúva

Inventariado: João de Sant’Ana falecido no sertão

Inventário: 19 de junho de 1612

Declarante: Maria Paes e por ela não saber assinar rogou a Diogo Mendes, copeiro do senhor Governador Dom Luiz de Sousa, assinasse por ela.

avaliações.

os quais papeis e fazenda que se achou fica tudo em poder da viúva Maria Paes. Assino a rogo da viúva Maria Paes - Diogo Mendes.

fls. 63 Vi este testamento que se fez por morte e falecimento de João de Santa Ana que morreu no sertão ab intestado mando seja notificada Maria Paes ou seus herdeiros entreguem a terça da terça parte para se lhe fazer bem pela alma, O Vigário João Pimentel.

Aos 9 de abril de 1618 nesta vila de são Paulo foi publicado o despacho acima.

Constou dever mais do que lhe ficou, e assim não se pode obrigar os herdeiros a nada salvo o que por caridade cristã lhe queiram fazer --- por amor de Deus. São Paulo 11 de fevereiro de 1624 - O Administrador.

Sejam notificados os herdeiros que tem esta fazenda deste inventário que se fez por morte de João de Santana. 8-3-1621.Foi notificado João Paes a 10-3-1621 o conteúdo no despacho acima e por ele me foi dado em resposta que daria cumprimento ao dito despacho.





OII!
Registros mencionados

19 de junho de 1612, terça-feiraID: 20746
Inventário de João de Sant´Ana
Atualizado em 25/02/2025 04:39:59
•  Fontes (2)
  
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.