TV UNA - Jornalista Carlos Rossini entrevista José Gomes, o "Lenense"
20 de março de 2024, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
Mas para uma longa caminhada é preciso que se dê o primeiro passo. E esse primeiro passo foi dado em 1618, quando partiu de São Paulo a maior de todas as bandeiras, com 4 mil bandeirantes, religiosos e nativos. E não puderam entrar os bandeirantes no vale escuro de Una, devido as condições climáticas da época, um solo muito chuvoso, extremamente úmido, uma mata extremamente fechada, impediu a continuidade da bandeira, que se dividiu. Uma parte foi para a esquerda, onde estão hoje os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A outra parte seguiu a direita, atravessou todo o estado de São Paulo, atravessou todo o Mato Grosso, onde fundaram Cuiabá. E Una ficou isolada. Os nativos tupi-guarani que vieram atrás tiveram o mesmo problema que os bandeirantes. Deram uma parada alí: "Como é que faz?"Só que, se eles fossem para a esquerda, Brás Esteve Leme já estava alí, para aprisioná-los e escravizá-los em escavações minerais. Se os índios fossem pela direita corriam os mesmos riscos. Então foram os índios que abriram o primeiro caminho e deram os primeiros passos em direção ao vale escuro, aqui onde eles denominaram de Iyuna.
1ª fonte
Data: 01/01/1627
“História do Brasil”, Frei Vicente do Salvador (1564-1639)
Croqui do Peabiru na América do Sul Data: 01/01/2012 Créditos/Fonte: Andressa Celli Baseado em: Bond, 2011(mapa
ID: 6202
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.