'Consulta em projetocompartilhar.org - 09/07/2024 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2024
2025
100
150
200
Registros (842)Cidades (181)Pessoas (1769)Temas (328)


Consulta em projetocompartilhar.org
    9 de julho de 2024, terça-feira
    Atualizado em 13/04/2025 23:55:31

  
  
  


PROJETO COMPARTILHARCoordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueirawww.projetocompartilhar.org

SL. 3º, 515, 2-1 João Fernandes Giraldo, o velho, natural da ilha da Madeira, e falecido com 90 anos de idade com testamento em 1639 em Parnaíba, e de sua 2.a mulher Isabel Mendes, fal. em 1633 na mesma vila (irmã de Ambrozio Mendes, fal. em 1642 em S. Paulo), f.ª de André Mendes e de Izabel Affonso; por João Fernandes Giraldo foi André Fernandes bisneto de Manoel Fernandes Giraldo e de Joanna Fernandes, da ilha da Madeira.

Foi o Capitão Dionizio Fernandes Girando irmão inteiro de Sebastião Mendes Giraldo, do Capitão João Mendes Giraldo que ocupou o cargo de juiz de órfãos em Parnaíba, de Salvador Ambrozio Mendes e outros. SL 6º, 469, 6º, 1-6; Maria Bicudo, casou em 1635 em S. Paulo com o capitão João Mendes Giraldo, que foi pessoa de respeito em Parnahiba onde ocupou o cargo de juiz de orphãos, f.º de João Fernandes Giraldo, natural da ilha da Madeira, fallecido em 1639, e de sua 2.ª mulher Izabel Mendes. SL. 6º, 445 Titulo Furtado, Daniel (ou Leonel) Furtado, natural de Monsanto de Caminha, casou com Gracia Mendes, irmã de Ambrosio Mendes (C. O. de São Paulo), de Izabel Mendes, 2.ª mulher de João Fernandes Giraldo, f.ºs de André Mendes e de Izabel Affonso. Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira e Bartyra Sette) André Mendes e Izabel Affonso tiveram, entre outros:- Ambrosio Mendes, falecido em 1642 (SAESP vol. 13º, neste site) casado com Agostinha Dias.

- Bárbara Mendes, casada em primeiras núpcias com Antão Pires e em segundas com Balthazar Álvares, aquele inventariado em 1600 e este em 1613 (SAESP vol. 1º neste site). Em contenda, a fazenda de Balthazar Álvares é entregue a Leonel Furtado, cunhado de Bárbara Mendes, até a apuração da tal divida.

- Gracia Mendes, casada com Leonel Furtado (Datas: 104 (neste site). Leonel Furtado- 3/4/1638- Pede chãos devolutos vizinhos de sua sogra Isabel Afonso até o Ribeiro em quadra. (SL. 8º, 445 título).

- Izabel Mendes, casou com o viúvo João Fernandes Giraldo e teve 10 filhos, sendo 8 homens e duas mulheres. Dos homens 4 já falecidos quando Izabel fez seu testamento, tendo um deles (provavelmente o Sebastião Mendes Giraldo) deixado um filho citado pela avó. Pais de, que viviam em 1633): 1 a 3 já falecidos em 1633, não são nomeados.4- Sebastião Mendes Giraldo, (em SL. 3º 515, 2-1) não mencionado no inventário, provavelmente já falecido.5- João Mendes Giraldo, casado com Maria Bicudo (SL 6º, 469, 6º, 1-6).6- Dionísio Mendes Giraldo, casado com Izabel do Prado (SL. 3º, 515, 2-1).7- Belchior Mendes Giraldo8- Salvador Ambrosio Mendes Giraldo foi nomeado testamenteiro do tio Ambrósio Mendes, e tambem da cunhada Mécia Lobo de Oliveira (SAESP vol. 29º, neste site). Casou em primeiras núpcias com Ana Rodrigues Cabral (S.L. 8º, 488, 2-2) e em segundas com Catarina Bicudo Tavares (SL. 6º, 454, 3-7) e (SL. 3º, 515, 2-1)..9- Maria Fernandes10- Bárbara Mendes. IZABEL MENDESInventário e Testamento Vol 9, fls 23Data: 4-2-1633Juiz: João Micel GiganteAvaliadores: Manoel Coelho e Pedro ColassoLocal: Termo da Vila de Santa Ana de ParnaíbaDeclarante: João Fernandes, o velho TESTAMENTO Em nome de Deus, Amém..Saibam todos ........ que estando eu Izabel Mendes enferma de enfermidade que Deus me deu .....Primeiramente (encomenda a alma)Declarou ela testadora era casada com João Fernandes .... do qual teve dez filhos oito machos e duas fêmeas dos quais são mortos quatro ficando de um menino os quais são seus legitimos herdeiros.Pediu para ser sepultada na Igreja de Santa Ana e nomeou por testamenteiros seu irmão Ambrósio Mendes e seu filho João Mendes, por ser o seu marido homem muito velho.Deixou o resto da terça às filhas Maria Fernandes e Bárbara Mendes, e a esta também uma rapariga por nome Maria. Recomendou a filha Bárbara a seu filho João Mendes.Encomendou missas e ofício e deu por encerrado o testamento, escrito e assinado por Pascoal Delgado.TESTEMUNHAS:João da Gama CamachoSimeão ....Belchior Fernandes GeraldoDionélio Fernandes GeraldoBaltazar .....Baltazar FernandesManoel Coelho CUMPRA-SE: 19-1-1633

Segue o rol dos bens e as avaliações. TERRASMeia légua Rio Abaixo500 braças em Viarpoera, partindo com Pedro Domingues120 braças na vila de São Paulo, para a banda do Ipiranga, dadas em pagamento aos chãos que deixou para a Matriz.

MONTE MOR: 50$000 Toda a fazenda foi deixada pelos filhos ao pai, que deveria cumprir os legados. Este termo foi assinado por:João Fernandes (possivelmente o viúvo)João Mendes GeraldoBelchior Fernandes GeraldoSalvador AmbrosioDionizio Fernandes Geraldo

7 de dezembro de 1644 – João Mendes Geraldo pede que sejam passadas as quitações que ele já tinha anexado, das obras pias e serviços fúnebres, o que é feito pelo escrivão dos órfãos Ascenso Luiz Grou e pelo padre João do Campo e Medina.





OII!

+2024
  Registros842
  Cidades181
  Pessoas1769
  Temas328


Registros mencionados

7 de dezembro de 1644, quarta-feiraID: 1259
João Mendes Geraldo pede que sejam passadas as quitações que ele já...
Atualizado em 25/02/2025 04:42:25
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!