20 de dezembro de 2024, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
Vereador, senhor de engenho da Bahia, nascido em Portugal em c. 1540 e morto em 1591. Escreveu dois manuscritos que seriam publicados no século XIX sob o título Tratado Descriptivo do Brasil. Também escreveu uns Capítulos contra os jesuitas. Estava en Madri em 1587 onde ofreceu as obras a Cristovão de Moura.Na introdução à edição da obra Varnhagen afirma: Era Gabriel Soares nascido em Portugal, talvez na própria cidade de Lisboa, onde tinha duas irmãs. Em 1567, passava à Monomotapa, acompanhando a Francisco Barreto, quando, arribando á Bahia, preferiu ficar n´esta cidade, onde foi medrando; chegando a fazerse até senhor de um grande-engenho de assucar no rio Jequiriçá. Por morte de seu irmão João Coelho, de quem já tratamos, herdeiro do seu itinerário do descobrimento de varias minas nos sertões, resolveu passar á Europa, a requerer concessões e privilégios; mas houve tal dilação no despacho de seus requerimentos, que tendo partido dâ Bahia em fins de Agosto de 1584, só depois de meados de Dezembro de 1590 foi despachado. N´esse intervalo, talvez com objecto de recomendar-se. ofereceu, no 1.° de Março de 1587, a D. Christovão de Moura, estadista influente no governo, o precioso escripto a cerca do Brasil de que já demos noticia. As concessões obtidas pelo mesmo Soares reduziram- se: A uma carta regia ao governador do Brasil, afim de que fossem postos ás suas ordens duzentos Índios frecheiros; e a mais oito alvarás, todos da mesma data dispondo: Que o mesmo Gabriel Soares de Sousa, " capitão, mór e governador da conquista e descobrimento do Rio de S. Francisco, " teria o direito de nomear, por seu falecimento, um sucessor que gozaria dos mesmos títulos e poder. Em ter faculdade de prover todos os oficios da justiça e da fazenda no seu districto. Ver o resto da transcripçao na referência bibliográfica: Tratado Descriptivo do Brasil.
AGS, Archivo General de Simancas, Secretarías Provinciales, Libro 1466, fol. 288, 1 de abril de 1591: Alvará de Felipe II concediendo privilegios a Gabriel Soares de Sousa.BN, Biblioteca Nacional de España (Madrid). Ms. 3007, Roteiro geral con largas informações de toda a costa que pertence ao estado do Brasil e a descrição de muitos lugares dele, especialmente da Baía de Todos os Santos por Gabriel Soares de Souza
ANTT, As Gavetas da Torre do Tombo, Proclamação oficial de D. Filipe II, em 19 de maio de 1582, , vol. III, n. 2618, p. 56-57. ANTT, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Pernambuco, Corpo Cronológico, parte I, maço 31, doc. 48, 10 de agosto de 1584, Pernambuco, Minuta de uma carta de Cristovão de Barros com notícias do Rio de Janeiro.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!