'O CLERO CATÓLICO NA FRONTEIRA OCIDENTAL DA AMÉRICA PORTUGUESA (MATO GROSSO COLONIAL, 1720 – 1808) 0 01/01/2018 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
Registros (204)Cidades (74)Pessoas (206)Temas (221)


O CLERO CATÓLICO NA FRONTEIRA OCIDENTAL DA AMÉRICA PORTUGUESA (MATO GROSSO COLONIAL, 1720 – 1808)
    2018
    Atualizado em 29/03/2025 21:18:39

  
  


concluiu que lá se constituiu como uma prática costumeira as quais, inclusive,faziam parte os negócios de natureza creditícias 660.Sobre a trajetória desse pequeno grupo de clérigos na circunscriçãoeclesiástica do Mato Grosso, são poucas as informações sobre o desenvolvimentodessas práticas, todavia, verifica-se que foram possuidores de escravos e depropriedades rurais tocadas pelos cativos e camaradas. Dentre eles, destacam-sedois clérigos, o padre Manoel Leite Penteado da Comarca de Vila Bela e o padreManoel de Albuquerque Fragoso da Comarca do Cuiabá, que tinham propriedadesde terras importantes nestas duas regiões.Consta nos Anais de Vila Bela que o padre Manoel Leite Penteado chegou àregião das Minas do Mato Grosso no ano de 1735, logo no início das primeirasdescobertas, junto com seu irmão, o Sargento-mor Francisco de Sales Xavier, e comJoão Pereira da Cruz, Fernando Pais de Barros e seus sobrinhos, João MartinsClaro e José Pinheiro de Barros. Estando já nas Minas do Mato Grosso, o padrearranchou-se com os demais no campo chamado Pilar onde deu assistênciareligiosa 661. No ano de 1749, padre José Manoel Leite fez uma capela dedicada aNossa Senhora do Pilar, no seu sítio e campo já chamado de Pilar 662.Provavelmente, foi uma edificação muito simples, tanto que teve de reedificá-la seisanos depois com uma estrutura melhor, refazendo-a com paredes de taipa e muitomaior do que a anterior 663.Segundo o historiador cuiabano Estevão de Mendonça, a propriedade dopadre Manoel Leite Penteado era muito bem estruturada e também muito próspera,pois, - Na sua casa tinha hospital para curar os pobres enfermosdas carneiradas chamadas sezões malignas; e liberalmentedespendia, todos os anos, grosso cabedal no curativo e sustento dosenfermos pobres, que a sua grande caridade amorosamenterecolhia; e por isso não deixou ouro em pó, e somente a sua fábricade minerar. E importaram os seus bens, por inventário, em 17.400oitavas de ouro (que naquele tempo valia 1$500 cada oitava) asquais fazem as reais 26: 100$100. E ordenou em seu testamento,que três mil cruzados se empregassem em escravos do Rio deJaneiro para trabalharem no engenho de açúcar, cujos rendimentos seriam para o patrimônio da sua capela de Nossa Senhora do Pilar,que ele havia fundado. 664[p. 209, 210]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.