1574: Liropeya Iyarí, jovem de grande beleza e apaixonada por Yanduballo. Fazia parte da tribo do cacique Tabobá e da Confederação Zapicán. Durante a expedição de conquista e subjugação dos Adelantados Ortiz de Zarate e Garay nas montanhas da foz do Uruguai no Prata e no Paraná, ela terá que fugir pelas montanhas. O capitão espanhol Carballo, ao encontrá-la, tentará abusar dela, Yanduballo enfrentará o conquistador para defendê-la. No combate Yanduballo é derrotado e morto. Para não ser escrava dos espanhóis, Liropeya suicidou-se com uma espada que tirou de Carballo.
[4954] COMUNICADO POR EL DÍA DE LA MUJER INDÍGENA 26/09/2014
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.