Ruy Díaz de Guzmán, ou como Ruy Díaz de Guzmán e Irala ou na escrita antiga, Rui Díaz de Guzmán (Assunção do Paraguai, ca. 1559 – ib., 14 de junho de 1629) foi um conquistador, burocrata colonial e cronista crioulo de Assunção que se tornou o primeiro escritor nascido na província do Rio da Prata e Paraguai; Além disso, é considerado o primeiro mestiço de ascendência hispano-guarani a se registrar na história da região do Prata.
Nomeação pelo Governador ZárateeditarFernando de Zárate , que era o novo governador do Rio da Prata e do Paraguai, e também de Tucumán, em 3 de janeiro de 1594 o renomeou como tenente-governador de Guayrá e quando chegou a Ciudad Real, o influente cidadão Diego de Zúñiga acompanhado de grande parte dos vizinhos, por sua instigação e por acusação do procurador-geral Pedro Montañez, que era o arqui-inimigo de Guzmán, o mandou prender e encarcerar por três meses, pois havia julgado equivocada a transferência da cidade, além de acusá-lo de ser "arrogante e ambicioso". O general Bartolomé Sandoval y Ocampo enviou o capitão Diego González de Santa Cruz e cerca de vinte soldados a Ciudad Real para libertá-lo da prisão e, nas formas correspondentes, recebê-lo como seu tenente-governador, em abril do mesmo ano. No final de 1595 Díaz de Guzmán seria confirmado como vice-governador de Guayrá pelo novo governador Juan Ramírez de Velasco.
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto, mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer mas outros ‘me disseram para fazer isto‘ ou que a virtude não era conveniente no momento não será suficiente.