'Apareceu mais (um) doido no Palco da Reforma Agrária - 25/08/1963 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1959
1960
1961
1962
1963
1964
1965
1966
1967
Registros (87)Cidades (22)Pessoas (38)Temas (82)


Apareceu mais (um) doido no Palco da Reforma Agrária
    25 de agosto de 1963, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (1)
  
  
  


Sob o título “Apareceu mais (um) doido no Palco da Reforma Agrária”:Como se já não bastassem os doidos prós e contras á Reforma Agrária, agora surgiu mais este, que enviou a sua proclamação de protesto, ameaçando ocupar militarmente o Brasil, ajudado pelos sargentos da Força Pública de São Paulo, que talvez nem saibam que estão comprometidos no levante.

O texto alertava sobre o perigo que corria a reforma agrária. A qualquer momento o Procônsul reuniria as suas forças para retomar as propriedades privadas, e berrar “non duco, ducor” para a plebe. E ninguém iria poder fazer nada porque, conforme estava esclarecido na proclamação, ele estia querendo salvar o regime, uma vez que a Monarquia caiu justamente porque “roubaram-lhes” os escravos.

O projeto de Reforma Agrária, conforme ninguém ignorava, estava com mais emendas que a adultora de Guandu, e propunha mais uma, aquela que contornasse o caso criado pela Coluna Senador Vergueiro. Talvez a solução fosse devolver os escravos ao Procônsul Sérgio, desde que ele concordasse com a Reforma.

O mais recente “erererê” agrário se intitula Procônsul Sérgio, morador de Sorocaba e, mandou imprimir sua proclamação, que ora transcrevo para os leitores:

Coluna Senador Vergueiro:

Como Comandante Chefe da Coluna Senador Vergueiro, Coluna esta, integrada por descendentes diretos ou indiretos, parentes, afins e cultuadores da memória do grande Estadista que integrou a Regência Provisória, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, venho à público, declarar o seguinte:

Que me dite bem o Governo, antes de pretender retalhar a propriedade rural dos paulistas, lembrando-se de que foi também um assalto ao patrimônio privado (Abolição da Escravidão no Brasil), que deitou por terra a Monarquia.

Com a patriótica e espontânea colaboração dos valorosos Sargentos de nossa briosa Força Pública, a Coluna Senador Vergueiro não vacilará em sair (sic) à rua para defender o patrimônio privado que, através de quatro séculos, foram acumulados pelos intrépidos Bandeirantes que bradaram bem alto "No duco, ducor".

Sorocaba 25 de agosto de 1963

Texto: Amora G.. Fonte: Jornal A Última Hora (PE)
https://www.facebook.com/sorocaba24hrs/posts/549974725768278





OII!


Bandeiras e Bandeirantes de SP
Data: 01/01/1940
Créditos/Fonte: Carvalho Franco
página 49


ID: 5802


8º Simpósio dos Professores Universitários de História
Data: 03/11/1965
Página 189


ID: 5806


Requerimento
Data: 01/01/1972
01/01/1972


ID: 5911


Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Data: 01/01/1998
Página 29


ID: 12196



+1963
  Registros87
  Cidades22
  Pessoas38
  Temas82


Registros mencionados

19 de janeiro de 1888, quinta-feiraID: 5199
Libertados os últimos 460 escravos em Sorocaba
Atualizado em 25/02/2025 04:39:07
•  Fontes (4)
  
  
  


2014ID: 28051
O ITINERÁRIO DAS APARIÇÕES. AYVU RAPYTA E A PALAVRA DE LEÓN CADOGAN.
Atualizado em 25/02/2025 04:47:03
•  Fontes (9)
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!