'Meme "Guiana Brasileira" irrita portugueses nas redes sociais: "Isso não é brincadeira", g1.globo.com - 18/04/2025 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2020
2021
2022
2023
2025
100
150
200
203
Registros (592)Cidades (120)Pessoas (2678)Temas (141)


Meme "Guiana Brasileira" irrita portugueses nas redes sociais: "Isso não é brincadeira", g1.globo.com
    18 de abril de 2025, sexta-feira
    Atualizado em 22/04/2025 02:09:10

•  Imagens (1)
  
  


Alguns portugueses se irritaram e fizeram vídeos contra o meme "Guiana Brasileira" — uma piada que trata Portugal como se fosse um território do Brasil na Europa.

A brincadeira circula há alguns meses nas redes sociais e envolve chamar Portugal de “novo estado brasileiro” e deixar comentários como “somos todos brasileiros” em perfis de portugueses.

Um dos portugueses que rebateu o meme disse que gosta de brincadeiras, mas alertou que uma parte dos comentários ultrapassa os limites e pode incentivar preconceitos.

"Falar de uma cultura, de um povo de uma nação, de uma bandeira, tudo tem limites", disse Bruno Oliveira. "Isso é mau, isso não é brincadeira. Já está em outro nível".

Outra disse que o meme da Guiana Brasileira não a incomoda, mas que tem "vergonha alheia" quando brasileiros comentam sobre o sotaque dos portugueses.

"Amo os brasileiros, só que essas atitudes só geram mais conflitos", afirmou Bruna Filipa. "Falar mal da língua do povo que te acolheu, dos portugueses, do país, comparar com favela, é muita falta de respeito".

Em outro vídeo, um português rebateu dizendo que o Brasil gostaria de ser parte da União Europeia e ter o euro como moeda.

"Fiquem com o Brasil de um lado do Atlântico que nós ficamos com Portugal do outro lado. Não se tentem convencer que um dia Portugal será brasileiro", disse o usuário, que se identifica apenas como Bruno.

Uma influenciadora chamada Nokas fez um vídeo bem-humorado e admitiu que os brasileiros são criativos com memes.

"Primeiro foi o meme do ouro. Depois, surgiu que falamos um português arcaico, um português pré-histórico. E, agora, somos uma guiana?".

O meme foi parar até na Wikipédia, onde uma página criada nesta sexta-feira (18) dizia que Portugal tinha sido integrado ao território brasileiro em um acordo histórico. O conteúdo foi derrubado do site em cerca de 10 minutos.

Brasileiros respondem com mais memes

Nos comentários, os brasileiros dobram a aposta com ainda mais memes — sugerem rebatizar Lisboa como "Vitória da Reconquista" e apelidam Portugal de "Pernambuco de pé", numa alusão ao formato parecido dos dois no mapa.

Outros afirmam que a brincadeira não é nada comparada com a colonização portuguesa no Brasil e os casos de discriminação sofridos por brasileiros em Portugal.

Em 2021, foram registradas 109 queixas de xenofobia contra brasileiros em Portugal, um aumento de 142% em relação a 2018, de acordo com um levantamento da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Os casos vão desde situações veladas como dificuldade em alugar um apartamento, conseguir trabalho ou acessar serviços de saúde, por exemplo, a pedidos para falar em inglês ao invés do português brasileiro, até ofensas explícitas e agressões.





OII!


Reprodução / Facebook
Data: 01/01/2018
Créditos/Fonte: Reprodução / Facebook
01/01/2018


ID: 11719



+2025
  Registros592
  Cidades120
  Pessoas2678
  Temas141


Registros mencionados

2021ID: 5386
Foram registradas 109 queixas de xenofobia contra brasileiros em Po...
Atualizado em 22/04/2025 02:05:38
•  Fontes (1)
  
  


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!