'Revista Integrando a Amazônia No. 16: Comara 0 01/01/2021 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
2025
Registros (171)Cidades (71)Pessoas (244)Temas (240)


   2021
Revista Integrando a Amazônia No. 16: Comara
      Atualizado em 20/04/2025 22:40:33

  
  


brou um pouco da própria trajetóriacomo integrante da COMARA, logonos primeiros anos, enquanto ela ainda era uma Comissão Mista. Ele contaque, na época, servia na Base Aérea deBelém e estava prestes a completar dezanos de serviço e ser licenciado. Porém,o Comandante da 1ª Zona Aérea, o Brigadeiro Antônio Alves Cabral, haviaassinado na SPVEA um convênio entre a Superintendência e a FAB em queambas as instituições concordavam quedeveriam ser construídos aeroportos naAmazônia.Vendo a necessidade de mão de obra,o Brigadeiro determinou que todos oscabos que estavam prestes a ser desligados naquele ano, deveriam prestarconcurso para tratoristas. O cabo contaque, passado o certame, foi iniciada, emfins de 1955, uma oficina-escola instalada na 1ª Zona Aérea. O curso duroutrês meses. Após esse período, os concluintes receberam um trator que seriao instrumento de trabalho para auxiliarna nobre missão de construir aeroportos.As dificuldades eram imensas. Havia uma grande falta de infraestrutura egraves problemas financeiros. A verbautilizada pela Comissão era oriunda daSPVEA e dividida em quatro quotas.Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, destacava-se o profissionalismo e o empenho dos envolvidos nagerência e na execução das obras, poisem meio a tantas adversidades, se esmeravam para cumprir a missão.Com tantas dificuldades e com umterritório tão vasto, fez-se necessáriotraçar estratégias. Logo, para melhorauxiliar no desempenho das metaspropostas, foi instalado, na Comissão,um órgão de intendência que era o responsável por controlar as verbas, atendendo assim as regulamentações emvigor tanto na Força Aérea Brasileira,quanto na Superintendência do Planode Valorização Econômica da Amazônia. Porém, havia muito trabalho aser feito e uma urgente necessidade dese construir pistas ao longo da RegiãoAmazônica, uma vez que o transporteaéreo era visto como a melhor maneirade integrar a área.Foi com o reconhecimento dessa necessidade, aliada ao cumprimento das metas propostas que, entre outros fatores,foi criada a Comissão de Aeroportos daRegião Amazônica (COMARA). Cabefrisar que na ocasião em que a Comissão foi instituída, a SPVEA já vinhaenfrentando alguns percalços. Entre esses, notava-se a dificuldade de um único órgão gerir e atuar na imensidão daFloresta Amazônica. Havia, também,a dependência do Congresso Nacional para aprovar os planos da Superintendência e, no que tange a criação daCOMARA, havia uma insuficiência deverbas que a SPVEA designava para otransporte aéreo.

Missão e organização

Isso posto, compreende-se que a COMARA nasceu do sonho de incrementar o desenvolvimento do norte do Brasil, expandindo a malha aérea por meio de um órgão com representatividade na região. Sendo assim, a Comissão foi oficialmente criada, no âmbito do Ministério da Aeronáutica, por meio do Decreto nº 40.551, de 12 de dezembro de 1956.

Inicialmente, foi mantida a mesma organização, as mesmas normas e todo o planejamento pautado anteriormente, sendo inclusive mantida como um órgão que atua sobre duas frentes: a civil e a militar, funcionando com moldes de uma empresa de engenharia, o que traz grande flexibilidade e dinâmica administrativa. O objetivo era o de “otimizar custos, aperfeiçoar métodos de trabalho e maximizar resultados.” (Revista da DIRENG, 1992:33)

Para comandar a Comissão, o Chefe do Estado Maior da 1ª Zona Aérea, Tenente-Coronel João Camarão Telles Ribeiro, designou o Major Protásio Lopes de Oliveira. As dificuldades geográficas, as intempéries e a atmosfera insalubre, como já mencionado, eram muitas e a missão era essencialmente nobre e necessária, uma vez que se tratava da única OM criada com uma finalidade tão específica: construir aeroportos em locais onde, se não fosse o trabalho realizado pela Força Aérea, permaneceriam isolados. Afinal, o intuito era de integrar a região a partir da construção de pistas e aeródromos levando o progresso e a infraestrutura, inclusive serviços de saúde para muitas comunidades em que foram instalados canteiros em áreas próximas.

Para nortear o caminho a ser trilhado, foi elaborado um Plano Diretor que orientava os trabalhos futuros daComissão, nos assuntos referentes àdistribuição de verbas. No documento,foi considerada a observação das rotasque já haviam sido elaboradas no planorealizado em 1953, para que as localidades antes indicadas para a fixação de rotas fossem aproveitadas, buscando poraquelas em posições estrategicamentefavoráveis às ações militares ou compotencial desenvolvimento. Além disso,também foi priorizado o apoio dado àspopulações de fronteira e aos elementos do Exército sediados na região.No que tange ao andamento dasobras, o plano previa que fosse dadapreferência para a Região Oeste da BaciaAmazônica, uma vez que naquela áreaoutros meios de transporte eram maisdifíceis em face das longas distânciase dos regimes das águas. Previa, ainda,que fossem aproveitadas as localidadesde grande movimento, com a probabilidade de servir como alternativas emcaso de mau tempo, e locais com terrenos em que existissem facilidades para [p. 11]

Alguns exemplos de aeroportos epistas construídas pela COMARAMedidas como as já elencadas serviram para organizar e estruturar a Comissão. Desde a criação até o início da década de 60, obras já haviam sido realizadas,mas ainda havia muito mais a ser feito.Observa-se, nas duas décadas seguintes,a realização de inúmeras construções.Os dados a seguir1 demonstram o volume de obras realizadas pela Comissão,nos primeiros anos de existência:Aeroporto de MouraA fase inicial da construção desseaeroporto foi marcada pelo pouso doavião C-45 FAB 1512, da 1ª Zona Aérea, no dia 02 de agosto de 1956. A pista tinha as dimensões de 600m x 20m,em terreno natural.As obras do aeroporto foram concluídas em dezembro de 1960, data emque os trabalhos foram dados como encerrados. Na cerimônia que comemorava a obra, foram dados como concluídos os seguintes trabalhos:• Pista de 1100m x 30m, em terrenonatural compactado;• Pátio de 120m x 90m, em drenagem com faixa básica de 100m;• Acostamento com vala de drenagem com faixa básica de 100m;• Casa de força e de Transmissores,para o Núcleo de Proteção de Voo; e• Caixa d’água elevada em concretoarmado para 10.000 litros de água.Aeroporto de TeféA fase inicial foi concluída no dia 11de dezembro de 1956, com o pouso doprimeiro avião, novamente o C-45 FAB1512, da 1ª Zona Aérea, em uma pistade 550m x 30m. Anos mais tarde, nodia 18 de junho de 1966, foi concluída aconstrução da estação de passageiros. Aconstrução esteve a cargo do Engenheiro Civil Lourival Lopes de Vasconcellos,da COMARA. Cabe mencionar que aobra teve uma duração de 56 dias úteis.

Aeroporto de Itacoatiara

A fase inicial foi concluída com uma pista de 600m x 45m, no dia 19 de fevereiro de 1957, com pouso de uma aeronave pilotada pelo Brigadeiro do Ar Nelson Freire Lavanére Wanderley e Major Aviador Protásio Lopes de Oliveira.

Os trabalhos de construção do aeroporto foram considerados concluídosno ano seguinte, no dia 29 de agosto de1958, sendo então entregues as seguintes construções:• Pista de 1500m x 45m, com base depiçarra compactada;• Pátio de estacionamento de 120m x70m, com base de piçarra compactada;• Estação de passageiros definitiva,tipo K2, em a alvenaria, de acordo comprojeto da Diretoria de Engenharia; [p. 16]

• Casas para o Núcleo de Proteçãoao Voo, composta de casa de força, casados transmissores e casa de residênciade operador; e• Sistema de água completo, composto de caixa d’água elevada, em concretoarmado, para 10.000 litros com distribuição pelos prédios e ligada a um poçotipo amazonas, com bomba de elevação.Aeroporto de Boa VistaAs obras de construção tiveram asua fase inicial concluída, no dia 02 deabril de 1957, entregando uma pista de1500m x 30m. No dia 20 de dezembrode 1960, os trabalhos da construção doaeroporto foram encerrados.Na ocasião, foram considerados concluídos os seguintes trabalhos:• Pista de 1500m x 45m, com base depiçarra compactada;• Pátio de estacionamento de 120m x70m, com base de piçarra compactada;• Casas para o Núcleo de Proteção aoVoo, composta de: casa de força, casade transmissores e casa de residência dooperador; e• Sistema de água completo, composto de caixa d’água elevada, em concretoarmado, para 10.000 litros com distribuição pelos prédios e ligada a um poçotipo amazonas, com bomba de elevação.Aeroporto de São LuizFoi concluída a recuperação das basesda pista 09/27, pistas de táxis e pátiosde estacionamento, no dia 23 de julhode 1957, com cerimônia presidida, noAeroporto do Tirirical, pelo Comandante da 1ª Zona Aérea e Presidente daCOMARA, o Brigadeiro Francisco deAssis de Oliveira Borges.Aeroporto de GilbuésFoi concluído o encascalhamentoda pista de 900m x 20m, no dia 24 deabril de 1959, serviço executado pelaCOMARA, para permitir a utilizaçãodeste aeroporto nas épocas chuvosas.

Aeroporto de Boca do Acre

Foi concluída a fase inicial com uma pista que media 900m x 30m, sendo o primeiro pouso realizado pela aeronave C-45 FAB 1437, pilotada pelo TenenteCoronel Aviador Protásio Lopes de Oliveira e Major Aviador José Rubens Drumond, no dia 15 de novembro de 1959.

Aeroporto de TabatingaA fase inicial foi concluída com umapista que media 900m x 30m. O eventocontou com o pouso da aeronave C-45FAB 2829, pilotada pelo Tenente-Coronel Aviador Protásio Lopes de Oliveira eCapitão Aviador Fred Dávila Hofmann,no dia 23 de novembro de 1959.Aeroporto de Porto NacionalA fase pioneira da construção dapista foi concluída com o tamanho de1500m x 30m, operada a partir do dia04 de fevereiro de 1960. Continha, ainda, a estação de passageiros e o sistemad’água em fase provisória. Em outubrode 1964, foram entregues à 6ª Zona Aérea e à Diretoria de Rotas as edificaçõesdo Aeroporto de Porto Nacional, construídas sob a responsabilidade do Engenheiro Lourival da COMARA.Aeroporto de Barra de CordaEsse aeroporto teve a sua pista inaugurada no dia 24 de maio de 1960, medindo 1500m x 30m, e um pátio de 120mx 90m, em base de piçarra, com estaçãode passageiros definitiva.Estrada Júlio CésarA abertura total da estrada que ligao Aeroporto de Val-de-Cães e a BaseAérea de Belém à Avenida Tito Francose deu no dia 13 de dezembro de 1960,quando foi concluída a pavimentação doúltimo trecho da referida estrada.Aeroporto de TeresinaA abertura ao tráfego do Aeroportode Teresina se deu no dia 20 de janeirode 1962, quando foi concluída a pavimentação da pista de concreto asfáltico,com 1800m x 45m, com as cabeceiras eo pátio de 12m x 70m em concreto cimento.Algumas aeronaves da Força Aéreaforam utilizadas no evento: um C-47,um CA-10 Catalina e um C-45, da 1ªZona Aérea; além de três F-80, da BaseAérea de Fortaleza; três jatos Paris; seisB-26, da Base Aérea de Natal; um B-17da Base Aérea de Recife, um P2V-5 Netuno, da Base Aérea de Salvador e umP-16 do 1º Grupo de Aviação Embarcada, da Base Aérea de Santa Cruz.No ano seguinte, mais precisamenteno dia 9 de julho de 1963, em solenidadeno Aeroporto de Teresina, foi colocado apedra fundamental da estação de passageiros, cuja construção ficou a cargo daCOMARA. A obra da estação foi inaugurada em 1967, em grande solenidade.Aeroporto de HumaitáTeve a sua fase inicial concluída como pouso da aeronave C-45 FAB 2854,no dia 20 de junho de 1963, pilotadapelo Tenente-Coronel Aviador ProtásioLopes de Oliveira e 1º Ten Bertucio. Apista concluída pela COMARA media1000m x 30m.Aeroporto de CarauariTeve a sua fase inicial concluída como pouso de C-45 FAB 2854, no dia 23de junho de 1963, pilotado pelo Tenente-Coronel Aviador Protásio Lopes deOliveira e 1º Ten Bertucio, com pista de1000m x 30m.Aeroportos de UaupésTeve a sua fase inicial concluída como pouso do C-45 FAB 2854, no dia 27 deagosto de 1963, pilotado pelo TenenteCoronel Aviador Protásio Lopes de Oliveira, e 1º Tenente João Carlos.Aeroporto de ParintinsEm julho de 1964, o Aeroporto deParintins foi homologado para aeronaves CA-10 e C-47 e entregue ao tráfegocom a pista empirraçada, e concluída aconstrução da estação de passageiros. A [p. 17, 18]


Registros mencionados (3)

  12 de dezembro de 1956, quarta-feiraID: 5364
Decreto nº 40.551
Atualizado em 20/04/2025 22:32:19
 •   Fontes (1)
    
    

  19 de fevereiro de 1957, terça-feiraID: 5365
Pouso de uma aeronave pilotada pelo Brigadeiro do Ar Nelson Freire Lava...
Atualizado em 20/04/2025 22:37:45
    
    

15 de dezembro de 1959, terça-feiraID: 5366
Primeiro pouso realizado no Aeroporto de Boca do Acre
Atualizado em 20/04/2025 22:42:54
•  Fontes (1)
  
  


Relacionamentos

Protázio Lopes de Oliveira98 anos
  Registros (12)
Leis, decretos e emendas
  Registros (580)
Aviação
  Registros (201)

   Últimas atualizaçõs

Papa Francisco (1936-2025)
1 registros
21/04/2025 22:18:24
Pero Lopes de Sousa (1497-1539)
59 registros
21/04/2025 22:14:17
Karol Józef Wojtyła (1920-2005)
12 registros
21/04/2025 22:10:19
John Whithal (João Leitão)
0 registros
21/04/2025 22:08:51
Ana Rodrigues de Arzão
0 registros
21/04/2025 22:08:31
Gregório Ramalho
7 registros
21/04/2025 22:08:31
Ruy Diaz de Guzman (1559-1629)
44 registros
21/04/2025 22:08:26
Francisco Ferreira Leão
0 registros
21/04/2025 22:08:21
João Gomes Sardinha
8 registros
21/04/2025 22:08:12
Damião Simões
0 registros
21/04/2025 22:08:06


   Últimas atualizaçõs
Temas

Fazenda Ipanema
 438 registros / 492 imagens
Rio Anhemby / Tietê
 495 registros / 816 imagens
Ybyrpuêra
 133 registros /  imagens
Informática
 24 registros / \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumos\t2442ii.txt imagens
Jacurupava (Sorocaba)
 2 registros /  imagens
Ipanema das Pedras
 1 registros /  imagens
Grupo Votorantim
 21 registros /  imagens
Rio Acima
 4 registros /  imagens
Araritaguaba
 67 registros /  imagens
Avenida Eugênio Salerno
 26 registros / 19 imagens



• Registros (2)
• Cidades (71)
• Pessoas (244)
• Temas (240)

  José Bonifácio
1763-1838

Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.


Carta a D. Pedro I
Data:
Fonte: titulo



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29263 registros, 15,300% de 191.260 (meta mínima)
664 cidades
4017 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP