Nesta sessão os maçons presentes reafirmam o binômio discutido em Loja: liberdade e educação: “De um lado da figura constituída corria de boca em boca, quase em sussurro, a palavra: Liberdade. Do outro, do mesmo modo, era repetida a sentença: Emancipação”.
Nesta mesma sessão, Leite Penteado é questionado pelo venerável a respeito de quantas crianças a Loja conseguiu libertar, vejamos o diálogo:
"Consulto ao irmão Penteado se se desincumbiu, com êxito, da tarefa que lhe foiconfiada. Leite Penteado – Sim, ven. Mestre. Quatro são as crianças que a loja, hoje, pode oferecer à liberdade. Vicente Eufrásio – Congratulo-me com todos pela aquisição que fizemos, visando um ideal maior. As condições e os preços ficarão para serem acertados na próxima sessão econômica, uma vez que a de hoje tem o fim especial e por isso extraordinária, de regularização e sagração do templo.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*