O Gabinete de Leitura foi fundado no dia 13 de janeiro de 1867, a primeira diretoria era composta por Joaquim Pereira de Castro Vasconcelos, Luís Mateus Mailasky, Dr. Virgílio Augusto de Araújo e Manuel F. Avé Lallemant.
Pelos estatutos desse ano "são sócios os que pagam mensalidadede 2 mil réis e jóia de 5 mil réis, assinantes os que só pagam aquela mensalidade".
Gabinete de Leitura se instalou no sobrado de Jeremias Vanderico, sucessor de Joaquim Ferreira Barbosa, na rua da Ponte, atual Rua XV de Novembro, perto da atual igreja Presbiteriana Independente.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln