A Ponte da Rua XV de Novembro em Sorocaba ainda era de madeira
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire visitou Sorocaba nessa época e deixou um registro sobre a impressão que teve da cidade:
"Vista das elevações vizinhas, Sorocaba empresta à paisagem uma perspectiva encantadora; mas a cidade é de má aparência, em seu conjunto. As ruas não são calçadas, e como são em declive, as chuvas cavaram nas mesmas, de todos os lados, profundos buracos. As casas são, de ordinário, pequenas, e poucas há que não constem apenas do andar térreo; são cobertas de telhas, construídas com terra socada (taipa), e todas possuem um quintal plantado de bananeiras e laranjeiras. Existem na cidade duas praças públicas, uma muito extensa e muito irregular, situada na parte mais baixa da cidade; a outra, quase quadrada, diante da igreja paroquial (...)
A casa da Câmara de Sorocaba é um edifício pequena e de mau aspecto, elevado no canto de ma rua estreita e imunda. Uma ponte (ponte da Rua XV) estabelece comunicações entre a margem direita do rio Sorocaba e a esquerda (...). É uma ponte de madeira, medindo pouco mais ou menos, 150 passos de comprimento. As lojas são numerosas e bem sortidas.
select * from fontes where report = 6358 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.