A Ponte da Rua XV de Novembro em Sorocaba ainda era de madeira
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire visitou Sorocaba nessa época e deixou um registro sobre a impressão que teve da cidade:
"Vista das elevações vizinhas, Sorocaba empresta à paisagem uma perspectiva encantadora; mas a cidade é de má aparência, em seu conjunto. As ruas não são calçadas, e como são em declive, as chuvas cavaram nas mesmas, de todos os lados, profundos buracos. As casas são, de ordinário, pequenas, e poucas há que não constem apenas do andar térreo; são cobertas de telhas, construídas com terra socada (taipa), e todas possuem um quintal plantado de bananeiras e laranjeiras. Existem na cidade duas praças públicas, uma muito extensa e muito irregular, situada na parte mais baixa da cidade; a outra, quase quadrada, diante da igreja paroquial (...)
A casa da Câmara de Sorocaba é um edifício pequena e de mau aspecto, elevado no canto de ma rua estreita e imunda. Uma ponte (ponte da Rua XV) estabelece comunicações entre a margem direita do rio Sorocaba e a esquerda (...). É uma ponte de madeira, medindo pouco mais ou menos, 150 passos de comprimento. As lojas são numerosas e bem sortidas.
Sinceramente esperamos, fervorosamente rezamos, para que este poderoso flagelo da guerra possa finalmente acabar. Mas se Deus quiser que ela continue até que toda a riqueza pilhada pelos escravos, 250 anos de labuta não retribuída afunde e até que cada gota de sangue derramada pelo chicote deva ser paga por outro golpe de espada, como foi dito três mil anos atrás e ainda precisa ser dito o julgamentos do senhor são justos e verdadeiros completamente.
Data: 11/04/1865 Fonte: Último discurso de Abraham Lincoln