Doutor João, ferido e feito prisioneiro na Guerra do Paraguai
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Um dos professores do Colégio Lageado era João Pinto Borba, era chamado de “doutor João”, era cego. Era muito querido, por ser muito alegre e que fora voluntário na guerra do Paraguai e que durante uma batalha perdera a visão, feito prisioneiro, conseguira escapar e depois de uma incrível jornada chegara Campo Largo de Sorocaba.
Um personagem que não se tem um único registro e nem se sabe se esse era o seu verdadeiro nome. Recitava longos versos em rima e além de citar preceitos filosóficos sobre o homem e sua natureza.
Segundo ainda um relato de Carlos George Oeterer em 1986, João Pinto Borba, o “doutor das almas” divertia tropeiros no Araçoiabinha. Não há nenhum vestígio mais dele. Desapareceu!
select * from fontes where report = 6511 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.