Palácio dos Tropeiros: a Professora, o Prefeito e o Engenheiro
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (2)
•
•
•
O Palácio dos Tropeiros foi inaugurado em 15 de Junho de 1981, no bairro Alto da Boa Vista. Sua construção durou cerca de 2 anos.
A data foi escolhida em referência ao falecimento da professora Ossis Salvestrini, seis anos antes, mãe do então prefeito José Theodoro e do irmão, o engenheiro Carlos Reinaldo, que dá nome a avenida.
De origem italiana, Ossis Salvestrini Mendes nasceu num domingo, dia 15 de Junho de 1919, em Sorocaba.
Aos 20 anos, já professora, casou-se com José Mende em 20 de dezembro de 1939, e com ele teve oito filhos:
José Theodoro, nascido em 17 de Julho de 1941, Luiz (1942), Áurea Virgínia (1946), Carlos Reinaldo (1947-1982), Eduardo (1949), Álvaro Augusto (1951), José Mendes Junior (1955) e Maria Cecília (1957).
Theodoro Mendes foi eleito deputado federal pelo PMDB-SP em 1975. Aos 34 anos de idade teve que lidar também com o falecimento de sua mãe em 15 de junho. A Professora Ossis tinha apenas 54 anos de idade.
Cerca de dois meses antes, em 10 de Abril, um projeto de Lei foi apresentado na Assembléia Legislativa de São Paulo pelo deputado Walter Mendes.
O Projeto de lei nº 57 dispunha sobre denominação de "Profª Ossis Salvestrini Mendes" ao Sexto Ginásio de Sorocaba.
O que me faz deduzir que a saúde da Professora Ossis já estava debilitada. A escola estadual no bairro Jardim Brasilândia foi denominada “Profª Ossis Salvestrini Mendes” em 16 de Setembro pela Lei Nº 681.
A determinação não se abalou. Na página 53 da Poder Executivo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 20 de Agosto de 1975, José Theodoro é citado como defensor do futebol em Sorocaba.
Cita a necessidade da construção de um estádio de futebol na cidade e tentando reabrir o estádio do São Bento, que estava interditado.
Em 1 de fevereiro de 1977 José Theodoro Mendes assume a prefeitura de Sorocaba. Neste mesmo ano, em 29 de junho, assina a Lei Nº 1907, que diz:
"Os ônibus que fazem os transportes coletivos urbanos de Sorocaba, deverão adaptar sobre a parte superior da cobertura, na parte da frente, e em tamanho grande, caixa, onde se fixará o número da linha a que estão servindo."
A capa do Cruzeiro do Sul do dia 27 de outubro de 1977 trazia como manchete a notícia de que a Prefeitura de Sorocaba pedia um empréstimo de Cr$ 30 milhões ao Banco do Brasil, valor destinado à conclusão de várias obras viárias, entre elas a avenida Perimetral, na gestão do então prefeito Theodoro Mendes.
A inauguração do Centro de Integração Comunitário Walter Ribeiro mais conhecido como CIC, em 14 de Outubro de 1978 é outro marco na administração de Theodoro.
O Troféu "Dr. Theodoro Mendes" foi conquistado pelo São Paulo F.C. ao vencer por 1 x 0 o E.C. São Bento.
A edição de 24 de maio de 1981 do Cruzeiro do Sul destacava em sua capa que a Prefeitura de Sorocaba antecipava pagamentos de contratos de obras no valor de Cr$ 60 milhões para solucionar problemas financeiros da Companhia de Desenvolvimento de Sorocaba (Codeso), empresa que antecedeu a Urbes.
Em 15 de Fevereiro de 1982 José Theodoro Mendes entrega a carta de renúncia de prefeito para ocupar o cargo de deputado estadual. Deixando a prefeitura em 4 de Maio.
Seu irmão, o engenheiro Carlos Reinaldo, seria uma das 137 vítimas do acidente aéreo ocorrido em 8 de Junho de 1982, quando um Boeing 727-200 com destino a Fortaleza se chocou contra a Serra da Aratanha, na cidade de Pacatuba (na Região Metropolitana de Fortaleza), Ceará.
Era, porém, o segundo acidente da Vasp em 15 dias, pois em 24 de maio de 1982 um de seus Boeing 737-2A1 (PP-SMY) havia se partido ao meio durante o pouso no Aeroporto de Brasília, matando dois passageiros.
Os acidentes foram tão próximos um do outro que as "caixas-pretas" do 727 seguiram para os EUA junto com os equipamentos do 737.
Seu pai, José Mendes faleceu em 26 de Maio de 1983 e até o seu falecimento em 24 de janeiro de 2020, muitas foram as suas contribuições para Sorocaba e há muitas datas a serem celebradas em seu nome e de seus familiares.
select * from fontes where report = 6635 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.