'Os sócios da fábrica de ferro resolveram ceder a administração dela para o Capitão Jacinto José de Abreu 0 01/07/1769 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1765
1766
1767
1768
1769
1770
1771
1772
1773
Registros (59)Cidades (25)Pessoas (30)Temas (48)


Os sócios da fábrica de ferro resolveram ceder a administração dela para o Capitão Jacinto José de Abreu
    1 de julho de 1769, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


O Morgado de Mateus ordenou que a todos a quem fosse apresentada a carta, deveriam ajudar e favorecer os trabalhos na fábrica de ferro, já que esta fábrica era de interesse do rei.

De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto, o Morgado de Mateus escreveu a Pombal – à época, ainda Conde de Oeiras - sobre as dificuldades de obtenção de ferro em Sorocaba, apontando que desconfiava da insuficiência do mestre ou da má-fé deles. Para tanto, remeteu amostras do ferro para serem analisadas em Portugal, com o intuito de esclarecer se o problema estava no mestre ou na matéria-prima. [0]

Nào se sabe se efectivamente vieram os mestres biscainhos pedidos por D. Luiz. Ha indicies de que assim nào tenha acontecido ; pois pelo que se conhece do funecion amento desta fabrica, pHas informações colhidas pelo Barão de Eschwege em 1811 de um antigo fundidor desta usina, e pela prezença nella de um negro, hábil mettallurgista, desde 1769, pode se inferir que alli se estabeleceu uma forja segundo os processos usados na Costa africana, importados pelos escravos dessa procedência, e que maÍ6 tarde se estabeleceram em Minas Geraes de modo pre- dominante: Foi em Ypanema, com todos os vizos de probalidade, que se fundou a primeira fabrica de ferro pelo methodo dos cadinhos, de que mais tarde faltaremos. [1]




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.