O chefe militar declarou respeitar o juramento que havia prestado ao código sagrado, ao trono constitucional e à conservação da integridade do império - 25/09/1835
O chefe militar declarou respeitar o juramento que havia prestado ao código sagrado, ao trono constitucional e à conservação da integridade do império
25 de setembro de 1835, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Em princípio, portanto, o levante não era de caráter separatista mas se dirigia contra o presidente da Província e Comandante das Armas. Mesmo assim, o Império não poderia aceitar a destituição de seus delegados - fosse por golpe ou não. Iniciava-se a luta que se estenderia por dez anos.1835 — Manifesto do coronel Bento Gonçalves da Silva procurandojustificar a rebelião de que se fez chefe no Rio Grande do Sul (ver20 de setembro). Nesse documento, declarava respeitar o juramentoque prestara “ao nosso código sagrado, ao trono constitucional e àconservação da integridade do Império”; entretanto, no ano seguinte,estando ausente e prisioneiro, seus partidários proclamaram a repúblicae a independência do Rio Grande do Sul. Conseguindo voltar à suaprovíncia, Bento Gonçalves aceitou a nova direção dada ao movimentorevolucionário e combateu contra a união brasileira até 1845.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.