O chefe militar declarou respeitar o juramento que havia prestado ao código sagrado, ao trono constitucional e à conservação da integridade do império 0 25/09/1835
O chefe militar declarou respeitar o juramento que havia prestado ao código sagrado, ao trono constitucional e à conservação da integridade do império
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
Em princípio, portanto, o levante não era de caráter separatista mas se dirigia contra o presidente da Província e Comandante das Armas. Mesmo assim, o Império não poderia aceitar a destituição de seus delegados - fosse por golpe ou não. Iniciava-se a luta que se estenderia por dez anos.1835 — Manifesto do coronel Bento Gonçalves da Silva procurandojustificar a rebelião de que se fez chefe no Rio Grande do Sul (ver20 de setembro). Nesse documento, declarava respeitar o juramentoque prestara “ao nosso código sagrado, ao trono constitucional e àconservação da integridade do Império”; entretanto, no ano seguinte,estando ausente e prisioneiro, seus partidários proclamaram a repúblicae a independência do Rio Grande do Sul. Conseguindo voltar à suaprovíncia, Bento Gonçalves aceitou a nova direção dada ao movimentorevolucionário e combateu contra a união brasileira até 1845.
A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém.