"mandando fazer um roçado pelos nossos escravos, ao qual foi assistir o meu filho José, deu-se o fato de cortar-se um pau de camará, estando este verde, e, ao dar-lhe o primeiro golpe de foice, ferio o fogo.
Continuando os golpes, o fogo continuava com mais intensidade, a ponto dos escravos se amedontrarem e passarem a cortar outros de igual madeira, e a todos aconteceu a mesma coisa, e em um deles ficou fogo vivo, a que podia acender-se charuto.
No dia seguinte, mandando eu examinar os ditos paus, encontrou-se entre a casca e a madeira uma massa quase preta. Trouxeram-me alguma daquela massa, da qual tive de fazer uma experiência, pondo fogo na referidas massas, as quais inflamaram-se rapidamente, qual pólvora."
select * from fontes where report = 7569 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.