21 de maio de 1884, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
"mandando fazer um roçado pelos nossos escravos, ao qual foi assistir o meu filho José, deu-se o fato de cortar-se um pau de camará, estando este verde, e, ao dar-lhe o primeiro golpe de foice, ferio o fogo.
Continuando os golpes, o fogo continuava com mais intensidade, a ponto dos escravos se amedontrarem e passarem a cortar outros de igual madeira, e a todos aconteceu a mesma coisa, e em um deles ficou fogo vivo, a que podia acender-se charuto.
No dia seguinte, mandando eu examinar os ditos paus, encontrou-se entre a casca e a madeira uma massa quase preta. Trouxeram-me alguma daquela massa, da qual tive de fazer uma experiência, pondo fogo na referidas massas, as quais inflamaram-se rapidamente, qual pólvora."
Seria petróleo em Sorocaba? Data: 21/05/1884 Créditos/Fonte: Diário de Sorocaba Notícias do passado. Líquido misterioso (¨)(ez)(!)
ID: 6849
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.