3 de fevereiro de 1852, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
1852 — Batalha de Monte Caseros, vencida pelo general Urquiza, que tinha sob seu comando, além dos corpos de exército de Entre Rios e Corrientes, a divisão brasileira do general Marques de Sousa (depois conde de Porto Alegre) e uma pequena divisão uruguaia. Eram, ao todo, 24.206 homens (18.545 argentinos, 4.020 brasileiros e 1.641 uruguaios). O marechal Caxias dispunha, em seu acampamento, nos arredores da cidade de Colônia do Sacramento, de 16 mil brasileiros. O exército de Rosas em Monte Caseros compunha-se de 23 mil homens. A resistência contra o ataque dos aliados foi fraca. A perda dos argentinos de Urquiza montou a 250 mortos e feridos; a dos brasileiros foi de dois oficiais e 16 sargentos e soldados mortos, 10 oficiais e 59 sargentos e soldados feridos (87 homens fora de combate); um dos oficiais morreu em consequência de ferimentos; a dos uruguaios constou de dois oficiais e 17 sargentos e soldados feridos (19 homens fora de combate); um oficial e três soldados morreram em consequência de ferimentos. O ditador Rosas conseguiu fugir depois da derrota; refugiou-se a bordo de um navio inglês, que o conduziu à Inglaterra.
Batalha dos Santos Logares Data: 03/02/1852 Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: cursosapientia.com.br 03/02/1852
ID: 2829
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.