A guarnição de Humaitá, comandada pelo coronel Martinez, tinha terminado a passagem para a ponta Acaunguazu, no Chaco. Ficaram em Humaitá alguns piquetes e duas bandeiras arvoradas, para que os sitiantes não suspeitassem que a praça estivesse deserta.
A primeira força aliada que entrou em Humaitá foi a 5a divisão de cavalaria brasileira, comandada pelo coronel Câmara (depois marechal e visconde de Pelotas). Às 16h30, fez a sua entrada o marechal Caxias.
As divisões dos generais Machado Bittencourt e Rivas, que seachavam no Chaco, receberam o reforço de vários batalhões brasileiros, e a esquadra começou a metralhar o inimigo.
Passagem de Humaitá Data: 01/01/1868 Créditos/Fonte: Almirante Trajano Augusto de Carvalho (guerra do paraguai ID: 4607
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.