Caxias precisou tomar grandes riscos para conseguir as vitórias. No confronto de Itororó em 5 de dezembro, o objetivo aliado era tomar a ponte que cruzava o rio Itororó.
As várias tentativas anteriores de cruzar a ponte haviam sido repelidas pelo fogo intenso vindo das posições paraguaias. Na última tentativa, os soldados brasileiros entraram em pânico e começaram a fugir em desordem.
Caxias, percebendo o desastre iminente, desembainhou sua espada e avançou a cavalo em direção à ponte junto com sua equipe. Enquanto passava pelas tropas que fugiam ele gritava "Salve sua Majestade!", "Salve o Brasil" e, finalmente, "Sigam-me os que forem brasileiros!".
Sua enorme demonstração de coragem imediatamente impediu a retirada; as unidades se reagruparam e o ataque liderado pelo próprio Caxias sobrepujou as posições paraguaias. Vários homens que estavam próximos dele morreram, assim como seu cavalo.£
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.