Marquês do Paraná morreu repentinamente e seu gabinete conseguiu sobreviver por apenas mais alguns meses
3 de setembro de 1856, quarta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1856 — Morre no Rio de Janeiro o ilustre estadista marquês deParaná, Honório Hermeto Carneiro Leão, nascido em Jacuí (MinasGerais) no dia 11 de janeiro de 1801. Quando faleceu, era presidentedo Conselho de Ministros no gabinete de 6 de setembro de 1853.Caxias, então ministro da Guerra, foi nomeado presidente do Conselho.Carneiro Leão foi eleito pela primeira vez deputado em 1830, e desde aírepresentou papel importante na nossa política. Em 1832, separando-sedos seus amigos, impediu que a Câmara dos Deputados se declarasse emconvenção nacional para decretar reformas constitucionais (ver 30 dejulho de 1832); em 1836 e 1837, concorreu para a formação do PartidoConservador e foi seu líder na Câmara até 1840; opôs-se à declaraçãoda maioridade do jovem imperador, feita revolucionariamente peloparlamento, e mostrou-se sempre estrênuo defensor da Constituição.Em 1842, entrou para o Senado, organizou o gabinete de 20 de janeirode 1843 e demitiu-se no ano seguinte por divergência com o chefedo Estado; governou a província de Pernambuco em 1849, depois daguerra civil; foi, em 1851 e 1852, o representante político do governoimperial no rio da Prata, durante a guerra contra o ditador Rosas; e,finalmente, presidiu o gabinete de 6 de setembro de 1853, um dos maisnotáveis que temos tido.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.