'Lido o testamento de Belchior Dias Carneiro, supõe-se, já falecido durante a última bandeira* 0 01/02/1609 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1605
1606
1607
1608
1609
1610
1611
1612
1613
Registros (95)Cidades (29)Pessoas (114)Temas (109)


Lido o testamento de Belchior Dias Carneiro, supõe-se, já falecido durante a última bandeira*
    1 de fevereiro de 1609, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (3)
  
  


No mês de março -dêsse· t) 1607, notava-se que a atividade. U irrequieta da gente de São Paulo.. tt recrudecia, com Belchior Dias .·:i e . ~. l: ~ arne1 ro, que então fazia o seu·. --~ testamento ("Inventários e Tes-:::. fj tamentos", vol II. pág. 114).f ~ ~ Sabemos isso porque vimos um·. ~ ~ documento, datado de fevereiro ,! ~ de 1609, no qual se diz que, êle· 2; estava arregimentando cêrca de,lô... :!(4-7·A) Parece que Diogo de Quadros nlo tinha parentesco algum com Bernardo· · ~ S de Quadros Iniciador em S. Paulo da estirpe tratada 1cnealógicamcnte por Silva Leme. Meio século de bandeirismo 89"corenta 9u cincoenta homens branquos com os quaesforão mta. parte dos índios desta vila e gastarão ládous anos, e não são chegados ainda e os que chega-·rão trouxerão mto. gentio ... e aqu estava hu mãdadodo capitão gaspar conqrº que luogo se aprezentou emque manda toda a jente da jornada trazida comformeprovisão de sua magestade por belchior carº _do ser-!ão ... ", vol. II, pág. 235), (4S).Essa empreitada de caça aos índios foi para os"bllreiros", conforme se vê do seu inventário ("Inventários e Testamentos", vol. II, págs. 196 e 197), que,no rói de dívidas do finado, tem os seguintes trechos elucidativos:

"Mais a meu sobrinho Domingos Fernandes, um capote de crize azul para dar ao , principal dos BILREIROS".

E adiante:

" ... e mais um facão para lhe comprar uma peça dos BILREIROS, a qual peça elle tem em seu poderpornome Guagaróba". \: Eis, pois, a convicção de que Belchior Carneiro,em 1607, demandou os bilreiros.

Entre os companheiros de Belchior, conseguf identificar os seguintes. cap. Belchior Carneiro ( cabo datropa), Antônio Raposo-o-Velho (imediato), João Moreira, Manuel Ribeiro Boito, Pascoal Delgado, Manuel Rodrigues, Mateus Luiz Grou, Luiz Eanes Grou,Matias Gomes, Manuel Requeixo, Estêvão Raposo, Domingos Barbosa, Miguel Gonçalves, Jerônimo Gonçalves e Lourenço Cabreira:(48) A bandeira de Belchior esteve 21 meses, ou 630 dias, fora do povoado. Andando na razão de 3 qullõrnetrot por dia, temos que eladeveria ter ido a J .890 qutlõmetros, longe de S. Paulo, o que abranelao Oualr6, contando o percurso Ida e volta. \.90 Alfredo Ellis JuniorO falecimentq ~e Belchior deu-se em Junho de1608, tendo assumido o comando da expedição Antônio Raposo-o-Velho, chefe da estirpe !1umerosa dosRaposo Bocarro, - que Silva Leme anah_sa no,,vol. IIIde sua monumental "Genealogia Pauh~tana , - omesmo que, em 1601 , fôra armado cava~crro _POr DomFrancisco de Sousa e que aportara a Sao Vicente em1583, na armada de Flõres de Valdez (49), (40) A respeito dbse povoa.dor, nslm se expressa Carvalho Fran- co, Joc. clt., pjg, 27 : 1 "Antônia Ra1w,10 fn/ um dn& mal.~ prt1/an1t,1 cnmp,!n ,,tro& dt! Dom Francl.,co de Snu. ao Brasil na armada dt Diogo F/6rcs de Valder, sendo deixado em Santns, afim de .•ervlr no forte da barra. "Casou-se cnm D. Isabel de Gols, e q11ando D. Francisco chtfl0U a S60 Paulo, acompanhntt-o " a srrra dr Blrarna/Ja r Cahatlva e B/luruna,com stta pr.,sna e escravo., e depois dl$/o me acompanhou ds minas de011ro de /arag11d e depois dl.•to tendo eu aviso que na barra desta Capitania andavam al,:!uns Inimigo,• corsarlns e Indo eu de socorro ao porto e vllla de Snnt1601 ), almotacel (599). verea- dor (1594-98, 161 1-15), e foi armado cavaleiro por Dom Franc/u(J,por scrvtrns prestados, pelo alvard cu/o /recito acima st transcrcvt,datado de vinte de maio de mi/ se/sccnlos e um. Ohtcve sesmarias em /uqucrl, Nhumlrú e cabeceiras d Rlcanduva, Sc1tulu para o serttio em maço de 1607, como Imediato na bandeira do mameluco Belchior Dia,Carneirn, lrvando quarenta nu clncnenta hranc:nJt e multns lndlos, Im- portando para a., rc/;!/ti c,ç da bacia do Aral)uala-Tncan//n.<. Em /unhn do ano .1628). Faleceu em Stio Paulo em 7 de janeiro de 1633".• • •Belchior Dias Carneiro era, de fato, mameluco, pois sua mie era Beatriz Ramalho, lllha do fronteiro de campo e de MBcy, filha deTlhlriçA com Lopo Diu, portuguh, pai de Belchior, que, assim, teria¼ de sangue lndlge na. A respeito de Raposo, ainda paira um mistério, Quando esteveFenton em Santos, em 1577, seis Rnos antes de Flôres de Valdez e,portanto, antes de haver Raposo aportndo, Já há uma re ferência a um certo Estcvfto Rapo~o, que esteve a bordo com Fcnton e outros entre os quais John Wlthall (Rocha Pombo, vol. IV, pág, rn, ed. BenJ.Agull1). · Meio século de bandeú·i1Jmo

transcricao

"Casou-se com D. Isabel de Gois, e quando D. Francisco chegou a São Paulo, acompanhou-o a serra de Biraçoiaba e Cahativa e Bituruna, com sua pessoa e escravos e depois disto tendo sido avisado que na barra desta capitania andavam alguns inimigos corsarios e indo eu de socorro ao porto e vila de Santos me acompanhou sempre com sua pessoa e armas e escravos e tornando eu outra vez de socorro a tomar uma urca holandesa que no dito porto estava, me acompanhou sempre na dita tomada e, outrosim quando voltei terceira vez a fortificar o porto e a vila de Santos entre esta e outras vezes me acompanhou até eu tornar a esta vila de São Paulo.





Belchior Dias Carneiro*
Data: 01/01/1600
Créditos/Fonte: geni.com/people/Belchior-Dias-Carneiro/6000000024046364617
01/01/1600


ID: 5371


Meio Século de Bandeirismo
Data: 01/01/1948
Créditos/Fonte: Alfredo Ellis Junior
Página 89(.242.


ID: 5915


Meio Século de Bandeirismo
Data: 01/01/1948
Créditos/Fonte: Alfredo Ellis Junior
Página 90(.242.


ID: 5916


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.