'Hoje na História: de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Registros (87)Cidades (27)Pessoas (96)Temas (65)


ONLINE - R - EDITAR - AMFTP

Bula Papal condenando o cativeiros dos índios no Brasil produz graves distúrbios no Rio de Janeiro, em Santos e em São Paulo
22 de abril de 1639ver ano
  
  
  
  4 fontes


Esta convenção pôs termoaos motins que se deram na cidade, por terem os jesuítas publicado obreve de 22 de abril de 1639, de Urbano VIII, inovando as bulas de 1537(28 de maio e 2 de junho) em favor da liberdade dos índios. O colégio foiatacado e invadido pelos partidários da escravidão, conseguindo a custoSalvador Correia de Sá, então governador, conter os agressores e salvar avida dos jesuítas. Foram estes forçados, assim, a concordar na suspensãodas ordens da Cúria romana. Em Santos e em São Paulo produziram se iguais desordens com a publicação do breve. A 31 de julho foram os jesuítas expulsos de São Paulo. [Efemérides brasileiras p.367] • 1° fonte: 21/12/1964
“Memória Histórica de Sorocaba: Parte I”. Luís Castanho de Almeida (1904-1981)

Com os de Parnaíba, Baltazar que chegara em 1639 do sul, forçosamente se incluiu na campanha de tôdas as vilas para a expulsão dos jesuítas de São Paulo e Santos, por causa do famoso breve de Urbano VIII, de 1639, sôbre a liberdade dos índios. Em 14 de maio de 1653 assinou como procurador de Parnaíba na câmara de São Vicente, cabeça da capitania juntamente com os representantes de tôdas as vilas, a composição amigável para a volta dos Padres.



• 2° fonte: 01/01/2014
“Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador

O monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo descreve este fato em seu livro "História de Santa Ana de Parnaíba":

"Repercutiu em Parnaíba, o breve libertador dos nativos, a dita bula do papa Urbano VIII (22 de abril de 1639). Atribuíram aos jesuítas a consecução da referida bula e queria expulsá-los de São Paulo. Na reunião das Câmaras, em São Vicente (24 e 25 de junho de 1640), Baltazar Fernandes representou Parnaíba". Na mesma obra o monsenhor Paulo Florêncio lembra que:

"Baltazar Fernandes foi procurador geral de Parnaíba. Compareceu em São Paulo (6 de agosto de 1641), na reunião coletiva para eleição do representante na visita a D. João IV, em Lisboa".

Registra também, que a expedição de André Fernandes, da qual Baltazar Fernandes fazia parte, retorna a São Paulo, em dezembro de 1638 ou no início de 1639, após a destruição da Redução de Santa Tereza. O padre foi morto em janeiro de 1639. [Páginas 115 e 116]



• 3° fonte: 15/11/2018
“15 de agosto é uma data para comemorar: Sorocaba surgiu em fins de 1654”, Jornal Diário de Sorocaba





• 4° fonte: 03/04/2019
Eduardo Bueno em Canal Buenas Idéias, 100° episódio: “A devastação das Missões”






Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29023 registros, 15,174% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP