Escravizada é comprada pelo irmão 22 anos após ser vendida pelo pai
2 de janeiro de 1881, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (1)
•
•
•
Domingos José de Oliveira Leite, morador de Araçariguama, esteve em Sorocaba para honrar uma promessa que havia feito á sua irmã: libertá-la!
Ele entregou ao Sr. Francisco Ferreira Leão, a carta de liberdade da "parda Felizarda", a qual tinha uma filha ingênua chamada Sofia.
Felizarda era irmã do Sr. Domingos Leite, e fora vendida ao Sr. Leão em 1859, pelo próprio pai, que quando faleceu, libertou todos os escravizados por ele, deixando unicamente a sua filha no cativeiro em Sorocaba.
Domingos havia prometido a sua irmã que logo que pudesse viria á Sorocaba para liberta-la, e honrou a sua palavra comprando-a pela quantia de i:600$000.
Como foi "humano e generoso" este Sr. Leão, recebendo o dinheiro pela liberdade da escravizada que lhe servia fazia 22 anos e lhe fora vendida pelo próprio pai! É bem possível que este senhor ainda lucrou com o negócio.
A escravidão endurece de tal modo o coração humano que não só os pais vendem os filhos, como os senhores mão se comovem ante um aro de reparação de um filho à desumanidade e injustiça do pai, fazem por I:600$000.
Fonte: Diário de Sorocaba.
Esquina da Braguinha c/ a Rua Maylasky* Data: 01/01/1922 Créditos/Fonte: Museu Histórico Sorocabano Pharmacia Leão (db) (ppl) (cht) (ccc)
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.