Uma pessoa de Sorocaba mostrou duas notas de 10$ que havia recebido como pagamento de duas diferentes casas, atribuindo terem sido os que lhes deram esse dinheiro vitimas também de alguma esperteza.
Essas notas, que a primeira vista podem enganar a qualquer um, mostram contudo notáveis imperfeições, das quais daremos aqui as mais salientes para prevenir prejuízos que possam sofrer injustamente aqueles que menos o devem ter:
O papel em que é impresso é visivelmente mais ordinário; ambas eram da série 34 e assinadas por Antonio José de Castro. Os números do talão são imperfeitíssimos, ainda mesmo não comparados aos das verdadeiras.
O número DEZ em tinta verde, que nas verdadeiras é formado dos algarismos DEZ em letras microscópicas, e que é impresso sobre a legenda "No Tesouro Nacional se pagará etc." e sobre a palavra "Império do Brasil" em letras brancas, nas falsas são de uma tosca imitação em que se não podem ler os algarismos.
O desenho do verso da nota é tão grosseiro que não deixa a menor duvida a quem examina-la com medíocre atenção.
Fonte: Diário de Sorocaba
select * from fontes where report = 8598 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.