O monumento foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento a cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo.
O tropeiro é como um soldado desconhecido, um anônimo, que representa todos aqueles personagens históricos que sucederam aos bandeirantes na história do Brasil. Durante 150 anos eles fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. E Sorocaba, foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares, para onde acorriam homens de negócios de todo país, rende, neste belo monumento equestre, mostrando o tropeiro em sua montaria, a eterna homenagem a esta legendária figura.
Local: Avenida São Paulo
Diz a Placa: Monumento ao Tropeiro. Homenagem sa S/A Indústria Reunidas Francisco Matarazzo ao bandeirante das estradas, exemplo de disciplinas, métodos e tenacidade. Colaborador modesto e paciente da grandeza nacional. 3º Centenário de Sorocaba. 1654-1954.
[23810] Brazões e Bandeiras do Brasil, 1933. Clóvis Ribeiro 01/01/1933 [25030] Tropas e Tropeiros na Formação do Brasil. José Alípio Goulart 01/01/1961 [27612] Feliz aniversário, Sorocaba! João Dias de Souza Filho, jornalcruzeiro.com.br 15/08/2011 [21228] “Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?”. Sérgio Coelho de Oliveira, jornalista e historiador 01/01/2014 [29456] Dois cavalos que mudaram a História do Brasil, Laurentino Gomes, brasil.elpais.com 09/01/2014 [29753] Praça dos Tropeiros / Monumento ao Tropeiro e ao Algodão, consultado em turismo.sorocaba.sp.gov.br 17/07/2023
Alguns erros você sabe que são erros no momento em que você comete. E alguns erros nem são realmente erros quando você os comete. Eles só se tornam erros porque o mundo em que você vive mudou e de repente ele se torna o maior erro que você cometeu na sua vida.
Carsten Schlüter, sobre Juri Müller ter confiado no Google Data: Fonte: *Batalha bilionária