'Ledo presidiu uma das reuniões mais importantes da maçonaria - 09/09/1822 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1818
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
Registros (225)Cidades (52)Pessoas (62)Temas (47)


Ledo presidiu uma das reuniões mais importantes da maçonaria
    9 de setembro de 1822, segunda-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  
  


Na sessão de 09 de Setembro de 1822 em reunião do Grande Oriente Brasílico,sem que houvesse tempo hábil para se ter notícias do que teria acontecido no dia 07 deSetembro daquele ano, Joaquim Gonçalves Ledo presidiu uma das reuniões maisimportantes da maçonaria brasileira. Tendo nesta reunião sido proposta a Independênciado Brasil e a proclamação do Príncipe Regente com Imperador do Brasil, assunto quedetalharemos em tópico próprio. Com relação aos jornais, nesta mesma sessão doGrande Oriente, Ledo fez aprovar moção para que o editor do Regulador Brasílicocomparecesse a uma Assembléia Geral e desse explicações acerca de suas idéias, quepara a Maçonaria (Ledo), feria os interesses do Brasil. Em caso de não comparecimentodo editor, o maçom frei Sampaio, sofreria as penas maçônicas e os maçons deveriacancelar assinatura do periódico e devolver as edições anteriores. Transcrevo parte daata daquele dia:Sendo proposto por um dos IIr que a doutrina politicaproclamada no periodico intitulado O Regulador éra subversiva dosprincipios constitucionaes e jurados n´esta Aug Ord emquantopretendia fazer persuadir aos povos do Brazil principios aristocraticos,que não se compadecem com a liberdade constitucional, que osBrazileiros anhelão e que só pode fazer a sua felicidade politica, e muitomais, quando tal doutrina é diametralmente opposta ao systemaconstitucional abraçado, proclamado, jurado e seguido pelo Aug.: ePerpetuo Defensor do Reino do Brazil, e por tanto, só propria paranocer a seus interesses provando as asserções insidiosas do congressode Lisbôa de que os aulicos do Rio de Janeiro pretendem restabelecer osdespotismo o que é falso, e que por isso deveria ser chamado ao GrOr, em assembléa geral, o redactor d´aquelle periodico, para serreprehendido, por procurar propagar taes principios desorganisadores,em contravenção aos juramentos que prestára n´esta Aug Ord,quando foi empossado no lugar que occupa no quadro nº 1 foiapprovada a proposição debaixo da comminação de penas MMaç nocaso de desobediencia ao chamamento, ficando logo resolvido, quedeveria effectuar-se o comparecimento em assembléa, que então sedestinou para o dia 23 do mesmo mez, e que aquelles dos nossos IIrque fosse assignantes do Regulador, enviassem immediatamente aoredactor os numeros do mesmo periodico, que tivessem, com carta emque lhe significassem que o dispensavão da continuação de remessa dosnumeros ulteriores, bem como da restituição da assignatura recebidapor se contentarem conhecer um homem com tão pouca despeza.(http://www.glojars.org.br).





OII!

+1822
  Registros225
  Cidades52
  Pessoas62
  Temas47


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!