Brasão de Sorocaba foi substituído através da Lei Municipal 189, projetado e desenhado pelo historiador e diretor do Museu do Ipiranga, Afonso d”Escragnolle Taunay”. 0 23/03/1925
Brasão de Sorocaba foi substituído através da Lei Municipal 189, projetado e desenhado pelo historiador e diretor do Museu do Ipiranga, Afonso d”Escragnolle Taunay”.
Atualizado em 25/02/2025 04:40:28
• Imagens (3)
• Fontes (4)
•
•
•
Esse brasão foi substituído através da Lei Municipal 189, de 23 de março de 1925, projetado e desenhado pelo historiador e diretor do Museu do Ipiranga, Afonso d”Escragnolle Taunay”.
Esse brasão simboliza todos os aspectos e feitos históricos de Sorocaba nele invocados, como a coroa mural, onde uma flor de lírio, sobre a porta principal, relembra que Sorocaba foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte; a panóplia bandeirante, constituída por gibão de armas, um arcabuz e um machado, relembra o papel notável dos grandes bandeirantes sorocabanos, como Paschoal Moreira Cabral, Fernando Dias Falcão, os Irmãos Paes de Barros, Miguel Sutil e outros, os cavalos heráldicos relembram as feiras de muares que foram notáveis; a montanha recordando o Araçoiaba, de papel importante na história da mineração brasileira; o listão, onde a divisa "Pró Una Libera Pátria Pugnavi" (Lutei Por Uma Pátria Unida e Livre), é alusão ao preponderante papel de Sorocaba com as feiras, na manutenção da unidade nacional e a revolução liberal de 1842; e a roda dentada localizada sobre o listão, recordando a importância da grande indústria sorocabana. [Brazões e Bandeiras do Brasil, 1933. Clóvis Ribeiro]
LEI Nº 358, DE 22 DE FEVEREIRO DE 1954INSTITUI E APROVA A BANDEIRA DE SOROCABA.A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte lei:Art. 1° Fica instituída e aprovada a Bandeira de Sorocaba, de acôrdo com o modêlo que fica fazendo parte integrante desta lei.Art. 2°(riscado) A Bandeira de Sorocaba, em forma retangular, é dividida por uma diagonal do seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito, sendo o campo superior amarelo-ouro e o campo inferior vermelho, tendo no centro o Brazão da cidade instituído pela Lei Municipal nº 189, de 23 de março de 1925.
Art. 2° A Bandeira de Sorocaba, em forma retangular, é dividida por uma diagonal de um canto superior a um inferior, sendo um dos campos na cor amarelo-ouro e outro na cor vermelho, tendo no centro o Brasão da cidade, instituído pela Lei Municipal nº 189, de 23 de março de 1925. (Redação dada pela Lei nº 8989/2009)
Art. 4° Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.Prefeitura Municipal de Sorocaba, em 22 de fevereiro de 1954.Emerenciano Prestes De BarrosPrefeito MunicipalDESCRIÇÃOO campo superior, formado pela diagonal, em amarelo-ouro significa riqueza, a força e a fé inquebrantável dos sorocabanos de todos os tempos, bem como a pureza e a constância que temos no trabalho construtivo, em todos os setores da atividade humana.O campo inferior, em vermelho, simbolisa o valor e a intrepidez das muitas bandeiras sorocabanas que daqui se foram, com ânimo valoroso e espírito decidido, em procura de glórias, alargando os horizontes da Pátria, plantando cidades, semeando o progresso. O Brasão da Cidade, ao centro, simboliza todos os aspectos e feitos históricos de Sorocaba nêle invocados, como a coroa mural, onde uma flôr de lírio, sôbre a porta principal, relembra que Sorocaba foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte; a panóplia bandeirante, constituída por gibão de armas, um arcabús e um machado, relembra o papel notável dos grandes bandeirantes sorocabanos, como Paschoal Moreira Cabral, Fernando Dias Falcão, os Irmãos Paes de Barros, Miguel Sutil e outros, os cavalos heráldicos relembra as feiras que foram notáveis; a montanha recordando o Araçoiaba, de papel importante na história da mineração brasileira; o listão, onde a divisa "Pró Una Libera Pátria Pugnavi" (sempre pugnei por uma pátria una e livre), é alusão ao preponderante papel de Sorocaba com as feiras, na manutenção da unidade nacional e a revolução liberal de 1842; e a roda dentada localizada sôbre o listão, recordando a importância da grande industria Sorocabana.Exemplo para trabalho com módulo:1- Bandeira a confeccionar: 1 metro de cumprimento.Dividindo em 20 partes iguais teremos o móduloigual a ........................................... 5 cm2-Comprimento: 20m x 5 cm ...........................1 m3-Largura: 14 m x 5 cm .............................70 m4-Distância do brasão nos lados esquerdo e direito:6 m x 5 cm ........................................30 cm5-Distância do brazão nos lados superior einferior..............................4 m x 5 cm ..20 cm6-Brazão:a)altura: 6 m x 5 cm...............................30 cmb)largura: 8 m x 5 cm..............................40 cmNota: Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial. [Lei Nº 358, 22.02.1954. leismunicipais.com.br, consultado em 22.08.2022]
Brazões e Bandeiras do Brasil Data: 01/01/1933 Créditos/Fonte: Clóvis Ribeiro 01/01/1933
ID: 11500
Terceiro brasão Data: 01/01/1954 01/01/1954
ID: 11501
Brazões e Bandeiras do Brasil Data: 01/01/1933 Créditos/Fonte: Clóvis Ribeiro 01/01/1933
Esse brasão foi substituído através da Lei Municipal 189, de 23 de março de 1925, projetado e desenhado pelo historiador e diretor do Museu do Ipiranga, Afonso d”Escragnolle Taunay”.
Esse brasão simboliza todos os aspectos e feitos históricos de Sorocaba nele invocados, como a coroa mural, onde uma flor de lírio, sobre a porta principal, relembra que Sorocaba foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte; a panóplia bandeirante, constituída por gibão de armas, um arcabuz e um machado, relembra o papel notável dos grandes bandeirantes sorocabanos, como Paschoal Moreira Cabral, Fernando Dias Falcão, os Irmãos Paes de Barros, Miguel Sutil e outros, os cavalos heráldicos relembram as feiras de muares que foram notáveis; a montanha recordando o Araçoiaba, de papel importante na história da mineração brasileira; o listão, onde a divisa "Pró Una Libera Pátria Pugnavi" (Lutei Por Uma Pátria Unida e Livre), é alusão ao preponderante papel de Sorocaba com as feiras, na manutenção da unidade nacional e a revolução liberal de 1842; e a roda dentada localizada sobre o listão, recordando a importância da grande indústria sorocabana.
[23810] Brazões e Bandeiras do Brasil, 1933. Clóvis Ribeiro 01/01/1933 [27612] Feliz aniversário, Sorocaba! João Dias de Souza Filho, jornalcruzeiro.com.br 15/08/2011 [3861] Lei Nº 358. Consulta em leismunicipais.com.br 22/02/2022 [4758] Consulta 08/11/2024
Duas vezes a morte hei sofrido. Pois morre o pai com o filho morto. Para tamanha dor, não há conforto. Diliu-se em prantos o coração partido. Para que ninguém ouça o meu gemido, encerro-me na sombra do meu horto. Entregue ao pranto ao sofrer absurdo. Querendo ver se vejo o bem perdido! Brota a saudade onde a esperança finda. Sinto na alma ecoar dores de sinos! Só a resignação me resta ainda.
Morte segundo filho Data: Fonte: “Adeus meu menino”, a "Tears In Heaven" imperial