Centro de Sorocaba recebeu um protesto de dez mil pessoas. Estima-se que 20 mil pessoas participaram das 5 passeatas realizadas
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
• Imagens (3)
•
O Núcleo Ecológico Morro de Ipanema (NEMI) foi criado em 1986, para pressionar a Marinha do Brasil a fornecer informações sobre o projeto nuclear que seria desenvolvido no Centro Experimental de Aramar (CEA), município de Iperó.
O movimento, liderado pelo então estudante Gabriel Bitencourt, começou com um protesto realizado na antiga Concha Acústica, ao lado do Mosteiro de São Bento.
Foi idealizado pelos estudantes da Faculdade de Filosofia (atual Universidade de Sorocaba - UNISO) e reuniu cerca de três mil pessoas. O NEMI também fez um dia de jejum e silêncio, nas proximidades do prédio da Oficina Cultural Grande Otelo.
O movimento iniciado pelo NEMI foi fundamental para que a sociedade se organizasse em manifestações contra Aramar. Os meses de novembro e dezembro de 1987 concentraram os maiores protestos antinucleares vivenciados pela região.
No dia 19 de novembro de 1987, o centro de Sorocaba recebeu um protesto de dez mil pessoas. Estima-se que 20 mil pessoas participaram das 5 passeatas realizadas nesse ano.
Eu sempre acreditei em números. Em equações. E na lógica que leva a razão. Mas depois de uma vida em tal busca eu pergunto: O que é mesmo a lógica? Quem decide o que é racional? Tal busca me levou através da física, da metafísica, do delírio, e de volta. E então eu fiz a descoberta mais importante da minha carreira. A descoberta mais importante da minha vida: É somente nas misteriosas equações do amor, que alguma lógica real pode ser encontrada. Eu só estou aqui essa noite por sua causa. Você é razão pela qual existo. Você é toda minha razão.
Data: 01/12/1994 Fonte: Discurso de John Forbes Nash Jr. (1928-2015) ao receber o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel*