'Fundação da Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres - 31/03/1934 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1930
1931
1932
1933
1934
1935
1936
1937
1938
Registros (79)Cidades (38)Pessoas (113)Temas (99)


Fundação da Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres
    31 de março de 1934, sábado
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

•  Imagens (3)
  
  


Sob as asas protetoras da Vila dos Velhinhos se acolhem, atualmente, mais de 100 idosos. São homens e mulheres com diferentes histórias de vida que, havendo percorrido ao longo da existência trajetórias marcadas por derrotas e vitórias, ali encontram, neste momento, um lar comum.

A Instituição Sociedade Filantrópica Vila dos Pobres foi fundada em 31 de março de 1934 na cidade de Sorocaba, por iniciativa de um grupo de cidadãos, com espírito altruísta e preocupados com as precárias condições sociais, em especial as pessoas em situação de rua, idosos e até menores abandonados que já naquela época viviam em estado de desamparo pelas ruas da cidade.

A instituição também socorria muitas famílias que vindas de outros estados a procura de empregos e acomodações. Asiladas tais famílias na Vila, as mesmas pernoitavam e tomavam café com leite matinal, duas refeições diárias.

Em 1948, foi apresentado em pauta de reunião, uma planta da ampliação dos pavilhões da Vila, na qual contou com a colaboração do Dr. Antônio Amóbill e foi aprovada a rifa de um automóvel de marca Ford Inglês, cedido pelo sr. José Alcolea, uma tourada e uma tradicional festa de São João, o qual ficou considerado padroeiro da Vila e as rendas ficariam em prol da entidade.

Nos anos de 1950 um novo estatuto foi elaborado, e no ano de 1954 o nome da entidade teve que ser alterado, pois as disposições governamentais proibiram as entidades de terem nomes caritativo, passando então a se chamar Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

A Vila dos Velhinhos de Sorocaba, entidade beneficente de assistência social, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 1.061 de 08 de março de 1963; Estadual pela Lei nº 9.400 de 7 de junho de 1966 e, Federal pelo Decreto nº 61.601 de 24 de outubro de 1967, Registro no Serviço Social do Estado sob nº 139 e Registro no Conselho Estadual de Auxílios e Subvenções sob nº 1522, tem por finalidade acolher idosos com mais de 60 de ambos os sexos, preferencialmente originários de Sorocaba, prestando-lhes, de forma gratuita, permanente e sem qualquer discriminação, toda assistência material, moral e espiritual necessárias a uma existência condigna.

Na trajetória de seus 87 anos de fundação, a Vila dos Velhinhos de Sorocaba, chega ao século 21 preservando e perseverando na busca de seus objetivos, acolhendo pessoas idosas, grupo crescente na sociedade brasileira e sorocabana.

Os idosos da instituição participam de várias atividades, desenvolvidas dentro e fora da Vila, com o objetivo de socialização, bem como oferecer a oportunidade de lazer e qualidade de vida.

A entidade trabalha hoje com várias equipes de profissionais, sendo administrador, assistente social, enfermeira, nutricionista, médicos, entre outros.

Sua estrutura é totalmente voltada para o bem-estar, com rampas de acesso, passarelas para caminhadas e áreas verdes planas que permitem passeios muito agradáveis.

Uma graciosa praça embeleza o local onde encontra a Capela Ecumênica. No ano de 2016 foi inaugurado o “Boulevard Vila” o primeiro e único empreendimento comercial 100% filantrópico de Sorocaba que destina todo o aluguel dos seus espaços comerciais revertido para manter a entidade.

O Boulevard conta com lojas, restaurantes, academia, escritórios comerciais, e cafés e fica na avenida Santa Cruz bem ao lado da entidade.





OII!


Vila dos Velhinhos
Data: 01/01/1950
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Marcos Antonio Oliveira
01/01/1950


ID: 3706


Largo do Divino*
Data: 01/01/1956
Créditos/Fonte: Marcos Antonio Oliveira
Miguel Gregorio de Oliveira e sua esposa Conceição. Década de 50 (colorida digitalmente) (ig) jardim são paulo(.272.


ID: 10565



+1934
  Registros79
  Cidades38
  Pessoas113
  Temas99


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!