'Rendição dos paraguaios em Angustura - 30/12/1868 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1864
1865
1866
1867
1868
1869
1870
1871
1872
Registros (133)Cidades (31)Pessoas (0)Temas (40)


Rendição dos paraguaios em Angustura
    30 de dezembro de 1868, quarta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


1868 — Rendição dos paraguaios que ocupavam os redutos e as baterias de Angustura. Eram 1.468 homens sãos (177 oficiais) e 421 feridos (13 oficiais), ao todo 130 oficiais e 1.777 inferiores e soldados (1.904 homens). Ficaram em poder dos aliados 16 canhões (um de 150, chamado El Crollo, 13 de 68 e dois de 32), três bandeiras, muitas armas de mão e grande quantidade de munições. Esses troféus e as 29 bocas de fogo tomadas no dia 27 em Itá Ibaté foram repartidos igualmente pelas três nações aliadas, de acordo com o disposto no Tratado de 1o de maio de 1865. O Exército brasileiro era comandado pelo marechal Caxias, e as tropas argentinas e orientais, pelos generais Gelly y Obese Castro. Os tenentes-coronéis George Thompson e Lucas Carrillo, que comandavam Angustura, tinham dirigido ao ditador López, no dia 28, um ofício em que diziam: “Não poderemos manter-nos por muito tempo aqui.” E em post scriptum: “Com licença de vossa excelência, queremos defender esta posição até o último momento, e faremos todos esforçospara fazê-lo. Se o inimigo nos atacar, será infalivelmente rechaçado (assinados: George Thompson; Lucas Carrillo).” [1]No dia 30 de dezembro de 1868, após a derrota em Lomas Valentinas, houve a Rendição de Angostura por parte das tropas paraguaias que ali estavam guarnecidas às forças aliadas sem um único disparo, terminando assim uma série de conflitos vitoriosos da Tríplice Aliança chamados de Dezembrada.[1]





OII!

+1868
  Registros133
  Cidades31
  Pessoas0
  Temas40


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!