Falecimento de João Fernandes Vieira, principal chefe da insurreição pernambucana de 1645 contra o domínio holandês e um dos heróis da guerra recomeçada então e terminada em 1654 - 10/01/1681
Falecimento de João Fernandes Vieira, principal chefe da insurreição pernambucana de 1645 contra o domínio holandês e um dos heróis da guerra recomeçada então e terminada em 1654
10 de janeiro de 1681, sexta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1681 — Falecimento de João Fernandes Vieira, principal chefe dainsurreição pernambucana de 1645 contra o domínio holandês e um dosheróis da guerra recomeçada então e terminada em 1654. O verdadeironome deste guerreiro, nascido no Funchal (Madeira) em 1613, eraFrancisco d’Ornellas Moniz, como ficou demonstrado em 1873 peloacadêmico português Lima Felner. Filho de Francisco d’OrnellasMoniz, fidalgo madeirense, fugiu da casa paterna, tendo apenas 10anos de idade, e, com o nome de João Fernandes Vieira, que sempreconservou, foi a princípio caixeiro no Recife, conseguindo depoisenriquecer no comércio e na lavoura, durante a ocupação holandesa.Moreau, cronista contemporâneo, que durante alguns anos viveu noRecife, diz que Vieira, a quem não conheceu pessoalmente, era pardoliberto “João Fernandes Vieira, pardo, escravo liberto” . Tornou-sehomem muito influente em Pernambuco, vivendo na privança dasautoridades holandesas. Em 1644, casou com uma filha de FranciscoBerenger de Andrade. Vidal de Negreiros, despertando em Vieiraa ambição de glória, convidou-o (1642), em nome do rei dom JoãoIV, a promover a empresa da restauração de Pernambuco. O próprioVieira disse-o, anos depois: “A majestade que está em glória, porsecretos avisos, me mandou que fizesse a guerra aos holandeses [...]” Ainsurreição pernambucana, ajustada no compromisso de 23 de maio de1645, rompeu no dia 13 de junho. A 3 de agosto, Vieira vencia a batalhade Tabocas; a 17 do mesmo mês, alcançava, com Vidal de Negreiros, avitória de Casa Forte. Esses dois chefes exerceram conjuntamente, até16 de abril de 1648, o comando em chefe das tropas pernambucanas ebaianas em operações. Daí em diante, comandou em chefe o generalBarreto de Meneses. Vieira, à frente do terço ou regimento que dirigia,cobriu-se de glória em muitos combates, sobretudo nas duas batalhasde Guararapes e no ataque dos fortes exteriores do Recife. Terminada aguerra, recebeu a alcaidaria-mor de Pinhel e duas comendas na Ordemde Cristo; foi governador da Paraíba (de 12 de fevereiro de 1655 aagosto de 1657), capitão-general de Angola (de 18 de abril de 1658a 10 de maio de 1661) e conselheiro de guerra. Faleceu em Olinda. Oseu retrato encontra-se no Castrioto Lusitano, de frei Rafael de Jesus. EFEMéRIDES BRASILEIRAS49Por essa estampa, vê-se que o escudo de Armas que usava, partido emfaixa, tinha no primeiro as dos Ornelas e no segundo as dos Monizes.Foi isso o que levou Lima Felner a proceder a investigações sobre asua ascendência, tendo afinal conseguido descobrir vários documentosno Arquivo do Conselho Ultramarino e algumas informações degenealogistas da Madeira.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!