O governador-geral do Brasil Mem de Sá entra na baía do Rio de Janeiro com uma esquadrilha
18 de janeiro de 1567, quarta-feira Atualizado em 03/09/2025 01:55:52
• Imagens (1)
• Fontes (4)
•
•
1567 — O governador-geral do Brasil Mem de Sá entra na baía doRio de Janeiro com uma esquadrilha, composta de três galeões chegadosde Lisboa, sob o comando de Cristóvão de Barros, dois outros naviosde guerra, que cruzavam nas costas do Brasil, e seis caravelões. Com ogovernador estava o segundo bispo do Brasil dom Pedro Leitão. Memde Sá vinha reforçar seu sobrinho, capitão-mor Estácio de Sá, que desde1565 guerreava contra os Tamoio e franceses, tendo estabelecido, nolugar chamado depois Praia Vermelha, um campo entrincheirado, a quedera o nome de Cidade de São Sebastião (ver 20 de janeiro).[0]
Chega à cidade de São Salvador da Bahia o segundo bispodo Brasil, dom Pedro Leitão. Faleceu na mesma cidade em 1575. Esteprelado convocou o primeiro sínodo brasileiro, ao qual só concorreram,entretanto, clérigos da Bahia, e acompanhou o governador-geral Memde Sá na sua segunda campanha ao Rio de Janeiro, assistindo aosúltimos ataques contra os Tamoio e os franceses (1567) e à fundaçãoda cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi ele quem conferiuordens sacras a José de Anchieta. [1]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.